ULTIMAS NOTÍCIAS

Cerca de 5 mil policiais farão a segurança nas prévias e Carnaval na PB
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014 Posted by Silvano Silva ✔


Cerca de 5 mil policiais farão a segurança nas prévias e Carnaval na PB

Quase 5 mil homens que integram as forças de Segurança da Paraíba estarão nas ruas para garantir a segurança dos foliões nos blocos de pré-carnaval e Carnaval em todas as regiões da Paraíba. O planejamento integrado de segurança foi apresentado nesta quinta-feira (20), pelo secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, que ressaltou ainda que o efetivo vai ser reforçado nos dias de maior movimentação.

“O objetivo é estabelecer parâmetros operacionais por meio de ações planejadas e integradas entre Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e ainda Polícia Científica e o Detran. Vamos distribuir o nosso efetivo de forma coerente, esquematizada para garantir a segurança de quem vai brincar o carnaval em qualquer parte da Paraíba”, afirmou o secretário.

O planejamento começa com as prévias carnavalescas de João Pessoa, que tem início nesta quinta-feira (20) e se estende até o próximo dia 28 de fevereiro. Em seguida é a vez do Carnaval Tradição, que vai do dia 1° de março até o dia 4 e no mesmo período são realizadas as festas nos Litoral Sul e Norte, nas cidades de Guarabira, Patos, Coremas e Cajazeiras.

Polícia Militar - Responsável pelo policiamento ostensivo, a PM apresenta reforço em pontos distintos da festa em João Pessoa e no interior do Estado. As prévias carnavalescas da Capital contarão com 3 mil homens, organizados em escala, de forma que 500 estejam em cada bloco, e, em dias com maior concentração de foliões o número aumenta para 600 policiais. A PM contará com dez câmeras de segurança, ajudando no monitoramento das festas.

Já no Litoral do Estado, 100 policiais reforçarão os dias de folia em Lucena, Baía da Traição e Jacumã. Na Região do Sertão, foram destinados 750 policiais, destes, 250 serão distribuídos nos dias de festa em várias cidades. Cajazeiras receberá um reforço de 110 homens, Catolé do Rocha terá 100 e Coremas contará com 40 PMS.

Campina Grande, que durante o período terá, além dos eventos religiosos, a apresentação de blocos carnavalescos, contará com um reforço de 100 policiais no efetivo. A mesma quantidade será destinada para cidades do Brejo paraibano. A PM utilizará também 200 viaturas, distribuídas entre carros, motos, van, ônibus e caminhões.

Polícia Civil – Os gestores da PC no Estado designaram um reforço de 900 homens. Sendo que 120 serão distribuídos nos Litorais Sul e Norte de João Pessoa. 660 policiais trabalharão nas prévias da Capital. 220 viaturas, compreendidas entre carros e motos, serão utilizadas nos dias de festa. Além disso, uma delegacia móvel será instalada em um ponto estratégico, na Avenida Epitácio Pessoa, em frente ao Supermercado Pão de Açúcar.

A Polícia Científica (IPC) também apresentou esquema para o Carnaval do Estado. Foi destinado um efetivo de 80 pessoas. Os trabalhos ficarão concentrados nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras. Serão utilizados 8 carros (equipes de criminalística), além dos rabecões, que foram divididos da seguinte forma: 3 em João Pessoa, 2 em Campina Grande, 1 em Monteiro, Picuí, Patos, Catolé do Rocha, Itaporanga e Cajazeiras.

Corpo de Bombeiros – 820 bombeiros reforçarão os dias de folia no Estado. 650 ficarão concentrados nos Litorais Sul e Norte de João Pessoa. Durante as prévias carnavalescas da Capital, 480 homens foram designados para o trabalho. 30 viaturas serão utilizadas, sendo 16 para as prévias. É bom destacar que os bombeiros trabalharão com lanchas, auto resgate, motorresgate entre outros equipamentos.

Nos dias dos desfiles dos blocos das Virgens de Tambaú, Picolé de Manga e Muriçocas será reforçado o efetivo de homens nas ruas de João Pessoa. 100 para o bloco das Virgens e Picolé de Manga e 130 no dia do desfile das Muriçocas.

A secretaria de Segurança e Defesa Social reforça para os foliões os canais de atendimento. O Disque Denúncia (197), que funciona 24 horas, pode ser usado para informação de crimes, a ligação é gratuita e sigilosa. O Ciop, por meio do 190, o canal também fica disponível o dia inteiro para a Região Metropolitana de João Pessoa e Litorais Sul e Norte. Além destes o folião também pode usar a Delegacia on line, pelo endereço: www.delegaciaonline.pb.gov.br.




Secom

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!