ULTIMAS NOTÍCIAS

JP sedia o Brasileiro de Bocha
terça-feira, 7 de outubro de 2014 Posted by Silvano Silva ✔

JP sedia o Brasileiro de Bocha  A partir desta quarta feira (8), 195 para-atletas de 13 estados brasileiros estarão participando, em João Pessoa, do Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica. O evento integra as competições do calendário paralímpico brasileiro, terá duração de dois dias e será realizado no Espaço Cultural durante os dois turnos.

Antes de iniciar as disputas, às 8h30, haverá a solenidade de abertura, com o desfile das delegações e ainda apresentação de grupos culturais da Fundação de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), parceira na realização do evento. “Será um grande evento que a Paraíba estará recebendo no segmento para-desportivo”, disse Jean Klaud, gerente operacional do núcleo para-desportivo da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer.

As delegações chegarão nesta terça feira (7) e, além dos para-atleta, estarão também técnicos, dirigentes e familiares e a Paraíba tem avançado no para-desporto. “Ao todo, serão mais de 250 pessoas envolvidas e a partir de 2011, o segmento cresceu bastante com a execução do projeto Paraíba Paralímpica, que disponibiliza escolinhas gratuitas de várias modalidades em cinco cidades do Estado, além da junção dos Jogos Paraescolares com os Escolares e a realização das Paralimpíadas Paraibanas”, concluiu Klaud.

Bocha - A bocha estreou no programa paralímpico oficial em 1984, na cidade de Nova Iorque, com disputas individuais no feminino e masculino e em 1996, nas Paralimpíadas de Atlanta, nos Estados Unidos, foi incluído o jogo de duplas.

Competem na bocha paralímpica paralisados cerebrais severos que utilizem cadeira de rodas e o objetivo do jogo é lançar bolas coloridas o mais perto possível de uma bola branca chamada de jack (conhecida no Brasil como bolim). É permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio para atletas com grande comprometimento nos membros superiores e inferiores. Há três maneiras de se praticar o esporte: individual, duplas ou equipes.
Ascom

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!