ULTIMAS NOTÍCIAS

Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta concerto em Bayeux
terça-feira, 7 de outubro de 2014 Posted by Silvano Silva ✔

Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta concerto em Bayeux O talento dos músicos da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) será apreciado, pela primeira vez, na cidade Bayeux. A OSPB faz concerto, nesta quinta-feira (9), na entrega da reforma da Igreja de São Sebastião, localizada no Bairro do Sesi, na Avenida Liberdade. Na apresentação, o público confere um repertório marcado por obras clássicas de compositores consagrados da música erudita, como Tchaikovsky e Strauss, e também obras brasileiras e populares, a exemplo da Tico-Tico no Fubá. O terceiro concerto oficial da OSPB tem início às 20h e a entrada é gratuita.


A regência da apresentação será do maestro titular Luiz Carlos Durier, que está empolgado com a oportunidade de reger a OSPB em Bayeux. “Fui coroinha na Igreja São Sebastião, e o templo tem uma ligação muito forte inclusive com minha avó, que sempre se dedicou a essa igreja. Hoje volto como maestro, levando música para pessoas que inclusive convivi, alguns familiares e amigos queridos que vou adorar rever”.


Desde a retomada da agenda de concertos, a OSPB trabalha pela interiorização do grupo, no intuito de levar a música erudita paraibana a mais municípios do Estado. “Este é um de nossos focos: trabalhar a interiorização da OSPB, levar a orquestra ao maior número de municípios possíveis, principalmente aos que nunca receberam a Sinfônica. Nesta questão, parcerias são fundamentais, e para este espetáculo, recebemos apoio da prefeitura da cidade”, explica Durier, que acrescentou que a oportunidade da parceria em Bayeux surgiu com o convite da comunidade católica.


Programa - Música russa, tcheca e brasileira. O concerto mistura clássicos do repertório erudito mundial a canções populares do nosso país. A apresentação inicia com a Abertura da Ópera “A Noiva do Tzar”, de N. Rimsky-Korsakov. Em seguida, a OSPB toca “Prodaná Nevesta”, de Bedrich Smetana . O programa segue com Valsa do Ballet “A Bela Adormecida”, de P. I. Tchaikovsky; “Marcha Radetsky”, de Johann Strauss ; “Le Miserables”, de C. M. Schonberg. A parte final da apresentação é composta por “Tuscaloosa Tango”, de Daniel Leo Simpson; “O Melhor dos Xotes”, do Maestro Duda; e encerra com a conhecida Tico Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu.


Próximos concertos -
Outros três concertos já estão previstos para ocorrer em outubro. Nesta sexta-feira (10), o Quinteto da Paraíba comemora 25 anos de carreira com concerto gratuito na sala Maestro José Siqueira, às 20h. No dia 16 de outubro, tem apresentação da Orquestra Jovem, e no dia 30 de outubro, da Sinfônica. Ambos os concertos também ocorrem na Sala Maestro José Siqueira, porém com modificação de horário. Agora, as apresentações regulares da OSPB e OSJPB vão ter início às 20h30.


Luiz Carlos Durier - Natural de João Pessoa – Paraíba, Luiz Carlos Durier é o regente titular da OSPB Jovem há 17 anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Sob sua batuta já se tornou tradição a Jovem apresentar estreias mundiais com excelente qualidade técnica e artística. Em setembro de 2013, foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba.


Na UFPB concluiu o ensino superior de Música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Desde que chegou a Escola de Música Anthenor Navarro – EMAN, em 1991, lidera atividades de educação musical. Participou das XIX e XX Semana da Música da UFRN como professor da classe de regência. Na UEPB realiza o Curso de Especiação em Fundamentos da Educação – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares.


Como regente convidado conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. Na sua formação como regente foi aluno de Wolfgang Groth, Nelson Nuremberg e Guilhermo Scarabino. Desde 2005, estuda com o maestro Osvaldo Ferreira. Participou de Master Class com os maestros Kurt Masur e, recentemente, com Dante Anzolini. Ainda teve como mestres o maestro José Siqueira, José Alberto Kaplan, Iara Bernette, Violeta de Gainza, Guilhermo Campos e Horácio Schafer.


Conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marines e sua Gente, do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Tem acompanhado com frequência artistas populares com a OSPB e OSPB Jovem em grandes concertos populares, tais como: Ângela Ro Ro, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo e Dominguinhos, sempre com grande sucesso de público e crítica.


Ascom

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!