ULTIMAS NOTÍCIAS
Quase 100 urnas apresentam problemas e atrapalham votação
domingo, 5 de outubro de 2014 Posted by Silvano Silva ✔

De acordo com relatório de ocorrências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até as 11h46, haviam sido substituídas 97 urnas eletrônicas em todo Estado.

RizembergFelipe Rizemberg Felipe
O começo da votação não aconteceu como previsto em várias seções eleitorais. Muitas urnas apresentaram problemas e isso causou tumulto em alguns locais. De acordo com o relatório de ocorrências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgado às 11h46, já haviam sido substituídas 97 urnas na Paraíba, o que representa 0,89% do total. Apesar disso, a  informação não foi confirmada pelo TRE-PB.
De acordo com o presidente do TRE-PB, desembargador Saulo Benevides, somente 20 urnas apresentaram defeito. Estas equipamentos em questão teriam sido os que foram utilizadas em 2004 e 2008 e já havia sido feita uma tentativa de substituí-las, no entanto, por questões de economia de custo o TSE insistiu que elas tinham condições técnicas de serem aproveitadas.
"Mas, mesmo assim, não foi nada que possa significar o comprometimento da eleição", afirma. Ainda de acordo com ele, as providências necessárias serão tomadas para que essas urnas não funcionem mais no próximo pleito.
Os relatos dos eleitores, nas redes sociais, apontam que a situação não foi tão simples assim. De acordo com relato da jornalista Agda Aquino, em sua zona eleitoral, localizada no colégio Cidade Viva, no bairro Aeroclube, uma das urnas já teria quebrado duas vezes, o que estaria atrasando a votação. "Tem duas filas para entrar, gente furando fila e passando uma criança de colo em colo para virar 'preferencial'. Irritação, calor, empurra empurra, insatisfação", relata em seu perfil em uma rede social. No total, a jornalista teve que esperar poe duas horas e quinze minutos até conseguir registrar seu voto. No mesmo 'post', outros candidatos registravam a insatisfação com o processo.
Na escola José Lins do Rego, no Cristo Redentor, os eleitores ficaram revoltados com as quatro urnas que apresentaram problemas. Já no Colégio Século, onde vota o Major Fábio, candidato ao cargo de governador da Paraíba pelo PROS, uma outra urna também funcionou. Lá, os eleitores receberam fichas e foram mandados para casa. Durante o resto da manhã, outras problemas foram registrados em várias zonas eleitorais, causando demora e insatisfação nos eleitores. Além disso, houve falta de energia em 12 colégios eleitorais.
Segundo a coordenadora de tecnologia do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Patrícia Lemos, técnicos foram enviados aos locais de votação para realizar a troca das urnas e até o final da manhã todas já teriam sido consertadas. Segundo ela, há um total de 150 urnas de reserva disponíveis, além das urnas de contingência que já haviam sido enviadas para as zonas eleitorais, referente a cerca de 10% do número total de urnas - ou seja, além das 9.979 urnas disponíveis, há 1.338 de contingência.
Falta de energia
No início da eleição, os eleitores sofreram, também, com a falta de energia elétrica. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), houve falta de energia em 12 colégios eleitorais de João Pessoa. A Energisa, no entanto, foi acionada e resolveu o problema ainda durante o período da manhã.
Orientação equivocada
Alguns eleitores denunciaram que estavam sendo orientados pelos mesários das seções onde havia urna com problemas, a voltarem para suas casas e justificarem o voto em um segundo momento.
De acordo com o TRE, porém, os mesários que estiverem dado essa orientação estão equivocados, inclusive porque não é possível justificar o voto caso o eleitor esteja em seu próprio município de votação.
Balanço
Em todo o Estado, são 2.835.939  eleitores aptos a votar, tanto em seu domicílio eleitoral quanto os que votarão em trânsito. Um total de 9.526 urnas foram disponibilizadas, além de 19 urnas para recepção de justificativas. Também de acordo com o boletim do TSE, foram registradas 85 ocorrências, sendo 83 delas sem prisão e apenas duas com prisão.


Com o Jornal da Paraiba

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!