ULTIMAS NOTÍCIAS
Governo do Estado doa Cine Teatro São José para Fundação Espaço Cultural
domingo, 11 de janeiro de 2015 Posted by Silvano Silva ✔


Governo do Estado doa Cine Teatro São José para Fundação Espaço Cultural O Cine Teatro São José, localizado em Campina Grande, foi doado pelo Governo do Estado à Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc). A lei decretada pelo Poder Legislativo e sancionada pelo governador Ricardo Coutinho foi publicada na edição do Diário Oficial deste sábado (10).


O imóvel, localizado à rua Lino Gomes da Silva, 201, adquirido mediante desapropriação, destina-se à instalação de um complexo cultural. A Funesc tem um prazo de cinco anos para implantação da estrutura.


Em julho de 2014, o Governo do Estado concluiu e entregou as obras de reforma e ampliação do Cine Teatro São José. Foram construídos os camarins e sala de dimmers (mesa de luz) na área do teatro, sala multiuso e uma área livre coberta no subsolo.


No pavimento térreo foi edificada uma área para mesas, cozinha, café e banheiro. Toda a área da coberta (487,5 metros quadrados) foi substituída por telhas termoacústicas tipo sanduíche, bem como toda estrutura metálica. Na obra, foram investidos mais de R$ 3 milhões.

O São José viveu seu apogeu no tempo em que os cinemas eram importantes elos de comunicação. Fundado em 1945, o Cine São José pertenceu a uma família proprietária de cinemas.

 Na década de 1980, esse formato de cinema entrou em decadência. Em 1983, o Cine São José faz a sua última exibição e os projetores são apagados definitivamente. Sete anos depois, em 1990, os proprietários decidem se desfazer do cinema vendendo a uma igreja. Antes da atual reforma, alguns reparos foram feitos, o que manteve o prédio erguido. Em 2010, alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) ocuparam o espaço e até promoveram exibições de filmes paraibanos na fachada art déco, mas só após a reforma, iniciada em 2013, e entregue ontem, o espaço pôde finalmente voltar a fazer exibições.

Com o Pbagora

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!