ULTIMAS NOTÍCIAS

Copa do Nordeste tem ameaça de 'virada de mesa' para 2017
terça-feira, 4 de outubro de 2016 Posted by Silvano Silva ✔


O sorteio dos grupos da Copa do Nordeste de 2017 será realizado nesta terça-feira, em João Pessoa.
A expectativa maior para o evento gira em torno da definição de seus participantes. A princípio, eles estão confirmados desde o fim dos estaduais, porém, uma articulação feita nos bastidores tenta 'virar a mesa' e incluir também o Ceará, que ficou em quinto lugar no último estadual e não conseguiu assegurar uma das duas vagas reservadas para o futebol local.
A princípio, os classificados a partir do Cearense são o Fortaleza, campeão, e o Uniclinic, vice-campeão.
Para que o Vozão entrasse no campeonato, seria necessário que pelo menos três times desistissem de disputá-lo. Um dos finalistas e ainda o Guarani de Juazeiro, terceiro colocado, ou o Guarany de Sobral, quarto.
Foi o que acabou sendo oficializado em reunião na sede da federação cearense, na última sexta-feira.
Mesmo com a cota de R$ 365 mil paga na fase de grupos deste ano e o custeio de passagem aérea e hospedagem, Uniclinic, Guarani e Guarany alegaram que não teriam condições financeiras de jogar o Nordestão. Uma decisão anunciada pelos três em um intervalo de praticamente 24 horas.
O Ceará nega qualquer participação na reviravolta.
"Houve a desistência e a federação (cearense) perguntou se o Ceará toparia participar. Na sequência, claro, de quem tem direito a herdar a vaga. Oficialmente, não temos nenhuma confirmação" afirmou o vice-presidente alvinegro Raimundo Pinheiro ao ESPN.com.br.
"Houve uma reunião em sua sede na sexta-feira onde tomamos conhecimento da desistência do Uniclinic. Não tenho como afirmar como foi feito, deixou de ser feito. Quando chegamos, os três clubes já haviam protocolado a desistência", completou.
O diretor executivo da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha, ressaltou a maior representatividade do Ceará, mas descartou qualquer interferência no assunto.
"Existem os critérios técnicos. A desistência de mais de um clube é um problema que não nos compete. Por outro lado, o Ceará tem um apelo de mídia maior que qualquer um deles, mas não fomos nós que escolhemos isso. Se por um motivo ou outro que desconheço, não querem participar (do Nordestão), não é problema nosso", disse Rocha.
"Soubemos disso somente no domingo. Problema interno da federação (cearense). Temos obrigação apenas como braço financeiro da competição. Parte técnica é com as federações e a CBF", prosseguiu.
O cartola deixou claro que, ao contrário do pedido pelo Uniclinic, a cota da fase de grupos será paga ao clube que herdar a sua vaga.
O vice-campeão cearense havia colocado o recebimento do dinheiro como condição para a desistência de sua vaga.
"Pleitei isso, mas não acredito que vá acontecer, não iremos participar. Decidimos isso porque não temos condição financeira. O meu contato foi todo com a federação cearense para não atrapalhar o sorteio. Não posso me pronunciar em nome dos outros (Guarani de Juazeiro e Guarany de Sobral)", explicou o presidente do Uniclinic, Vanor Cruz.
622 5dcd27e8 ea23 3ecd 8f6a 16e4bee3b42b
Silas destaca evolução do campeão Ceará e 'Magnata' elogia Castelão lotado
Em articulação com outros grandes da região, o Ceará já havia feito lobby para antecipar mudanças no formato da Copa do Nordeste de 2018 para 2017.
Sem sucesso, aceitou o convite para entrar na Primeira Liga.
Até o fim da noite desta segunda-feira, a CBF mantinha o Uniclinic como segundo representante do futebol cearense no sorteio desta noite.

ESPN

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!