ULTIMAS NOTÍCIAS

Fies terá ao menos mesmo número de novas vagas que em 2016
sexta-feira, 13 de janeiro de 2017 Posted by Silvano Silva ✔


Fies terá ao menos mesmo número de novas vagas que em 2016

O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou, na tarde desta sexta-feira (13), que o governo federal deve abrir , para 2017, pelo menos o mesmo número de vagas novas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) de 2016. Em visita ao Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, ele afirmou que o total do ano passado chegou a 220 mil contratos de financiamento de cursos de graduação em universidades e faculdades particulares.

"Estão assegurados os finaciamentos para o primeiro semestre de 2017", afirmou ele, que descartou a possibilidade de descontinuidade da abertura de vagas. Essa é a primeira vez que o governo federal deu um indicativo de quantas vagas poderão ser abertas no programa, que atualmente financia cursos de graduação a cerca de 1,5 milhão de estudantes.

"Nós pegamos o ano passado com 125 mil contratos e sequer havia garantia e nós elevamos a oferta para mais de 220 mil contratos em 2016. Neste ano nós teremos no minimo a repetição do ano passado. Eu quero crescer, mas não posso afirmar quanto".

O ministro disse que serão levados em conta os fatores relativos à sustentabilidade do programa. "Não quero dizer que não tenha necessidade de aprimoramento no programa de financiamento." Ele citou a auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), mas disse que o MEC não vai impedir que novos estudantes tenham acesso aos contratos e os antigos sejam renovados.

"Zero de preocupação", disse Mendonça Filho sobre a auditoria.


G1 Foto: Káthia Mello/G1

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!