ULTIMAS NOTÍCIAS

Prouni oferta mais de 214 mil bolsas para estudantes; inscrições começam terça
sábado, 28 de janeiro de 2017 Posted by Silvano Silva ✔

Quem deseja ingressar no ensino superior através do Programa Universidade para Todos (Prouni) terá ainda mais chances este ano. Com 214.110 bolsas ofertadas para estudantes de todo o país, o programa registra o maior número desde sua criação, em 2004. As inscrições para o processo seletivo começam à meia noite da próxima terça-feira (31) e encerram às 23h59 (horário de Brasília) do dia 3 de fevereiro. Na Bahia, são 13.049 bolsas, sendo 5.483 integrais e 7.566 parciais. 
Do total de bolsas no país, 103.719 são integrais e 110.391 parciais – nas quais o governo federal assume 50% da mensalidade. Assim como no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para ter acesso ao site do programa, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. É possível escolher até duas opções de curso, selecionando a ordem de preferência. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet através do site www.siteprouni.mec.gov.br
Requisitos
Podem concorrer às bolsas os estudantes que ainda não têm diploma de curso superior e que tenham alcançado pelo menos 450 pontos na média global do Enem e não tenham zerado a redação. É preciso ter cursado o ensino médio em escola pública ou, na condição de bolsista integral, na rede particular. Também é necessário comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio para ter direito à bolsa integral e de até três salários mínimos para a parcial. Podem participar ainda as pessoas com deficiências e professores do magistério da rede pública que integrem o quadro permanente da instituição de ensino e desejem fazer cursos de licenciatura. Nesse último caso, não há requisitos de renda.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 6 de fevereiro. O prazo para comprovação das informações fornecidas nesta chamada será do dia 6 até o dia 13 de fevereiro. No dia 20 de fevereiro, é a vez do resultado da segunda chamada. A comprovação dos dados desta chamada acontecerá entre os dias 20 e 24 de fevereiro. O prazo para participar da lista de espera é entre os dias 7 e 8 de março. O comparecimento dos candidatos para a entrega da documentação acontece nos dias 13 e 14 de março.
Bolsas
No ano passado, foram ofertadas 203.602 bolsas, 10.508 a menos que este ano. O Prouni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior. Desde sua criação, o programa já atendeu mais de 1,9 milhão de estudantes no país.
O ministro da Educação, Mendonça Filho, destacou que o aumento de vagas no ProUni é a ampliação de oportunidades para os estudantes conquistarem bolsas de ingresso na educação superior. “Todas as políticas públicas colocadas à disposição dos jovens brasileiros, em especial na área da educação superior, estão preservadas e ampliadas”, afirmou.
Correio 24h 

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!