Governador participa em Sapé de ato pelo 49º ano da morte de João Pedro Teixeira
O governador Ricardo Coutinho participa neste sábado (2), no povoado de Barra das Antas, em Sapé, do ato público pelo 49º ano do assassinado do sindicalista João Pedro Teixeira. O evento é uma realização da ONG das Ligas Camponesas e pretende chamar a atenção das autoridades para a importância da desapropriação da casa e da terra onde João Pedro Teixeira morou antes de ser assassinado no dia 2 de abril de 1962.
A programação começa às 14h em frente à Escola Municipal Cândida Emília, às margens da Rodovia PB-073 (Rodovia João Pedro Teixeira). Depois, haverá a fala da viúva do líder camponês, Elizabeth Teixeira, seguida de uma caminhada até a casa onde morou João Pedro Teixeira na Comunidade de Barra de Antas, além de apresentação da peça teatral “Os amores de João Pedro e Elizabeth”.
A história das ligas camponesas começou em Barra de Antas, uma comunidade pequena e pobre, da zona rural de Sapé. Lá morava João Pedro e Elizabeth Teixeira e seus 11 filhos até a dispersão provocada pelo golpe militar. A luta pela desapropriação da Fazenda Antas vem de muito longe. Em 2006, a área foi desapropriada pelo presidente Lula, mas em janeiro de 2007, um mandado de segurança suspendeu o decreto. O caso está sendo discutido no Supremo Tribunal Federal (STF) desde o dia 2 de março.
Para o diretor de comunicação da ONG das Ligas Camponesas, Jorge Galdino, Barra de Antas é o coração das Ligas Camponesas e desapropriar a área significa fazer justiça a todos os camponeses que tombaram na luta contra o latifúndio, que já dura 60 anos.
Do Porta do Governo do Estado
Nenhum comentário: