Prefeito visita Barra de Antas para ajudar vítimas das chuvas
O prefeito João Clemente Neto decretou Situação de Emergência no município de Sapé devido o elevado índice pluviométrico registrado nos últimos dias 16 e 17, que alcançou 250 milímetros no litoral do Estado. Foram registrados danos humanos, materiais, ambientais e prejuízos econômicos e sociais com um grande número de famílias que tiveram suas casas invadidas ou destruídas pelas águas, motivando o prefeito a visitar o povoado de Barra de Antas, Zona Rural de Sapé.
O povoado de Barra de Antas é a localidade mais pobre do município, localizado às margens do Rio Gurinhen. Várias casas foram destruídas pelo aumento no nível do rio e outras família ficaram desabrigadas pela insistência das chuvas que derrubaram casas, destruíram estradas e isolaram o povoado.
Nesta Segunda-feira (18), uma comitiva composta pelo prefeito João Clemente Neto; o chefe de Gabinete, Jorge Galdino; o Assessor de Planejamento Estratégico, Garibaldi Pessoa e o Secretário de Obras, Luiz Augusto, visitou o povoado, conversou com as famílias desabrigadas e avaliou os estragos provocados pelas chuvas. Em seguida, a comitiva se reuniu com a população na capela da Igreja Católica do povoado, quando ouviu as reivindicações dos moradores e foram tomadas algumas medidas emergências, dentre elas a coleta de lixo, a restauração da iluminação pública, ajuda as famílias desabrigadas e assistência médica.
O prefeito também determinou a visita dos técnicos da prefeitura para avaliar o local e apontar a melhor localidade para construção de casas destinadas aos desabrigados e, posteriormente, a construção de residências para substituir as casas de taipas e alvenaria que se encontram às margens do Rio. “Temos que retirar todas essas residências localizadas às margens do rio para evitar novos desabamentos e oferecer qualidade de vida a essas famílias”, disse o prefeito João Clemente.
No momento em que acontecia a visita do prefeito ao povoado de Barra de Antas, o secretário de Ação Municipal de Promoção Social, Antônio Pinheiro Júnior, participava de uma reunião no Palácio da Redenção com o governador Ricardo Coutinho e prefeitos de outras cidades atingidas pelas chuvas. Na reunião ficaram acertadas ações conjuntas com o Governo do Estado para minimizar os danos causados pelas chuvas em todo o município de Sapé.
Em várias localidades do município foram registrados desabamentos de casas, alagamentos e interdição de estradas vicinais que levaram o prefeito a decretar Situação de Emergência no município.
DECRETO
GABINETE DO PREFEITO
DECRETO Nº2273/2011 EM, 18 DE JULHO DE 2011.
Por Jorge Galdino
Por Jorge Galdino
Nenhum comentário: