A falta de informações para os homens vem de todas as administrações principalmente da atual que passou também despercebida, sabemos que os homens ele dificilmente procura um urologista por quasar da sua timidez diferente das Mulheres que se cuida mais.
Pouca gente sabe e não se vêem grandes comemorações por aí, mas eles também têm um dia em que são lembrados. No Brasil, é nesta sexta-feira, 15 de julho. Mundialmente, a data comemorativa é 19 de novembro, tendo inclusive o apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. Para lembrar a data, o urologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Daher Chade alerta para os cuidados com a saúde masculina.
A criação da data foi proposta em 1999, pelo médico Jerome Teelucksingh, de Trinidad e Tobago, com o objetivo de alertar os homens para questões relacionadas à saúde. No Brasil, foi justamente a partir da década de 90 que os estudos sobre masculinidade ganharam força. Com as conquistas obtidas pelas mulheres e os questionamentos levantados pelo movimento feminista, os homens começaram a ter que repensar o papel que ocupariam na sociedade.
Segundo o especialista, os principais problemas de saúde masculina estão relacionados aos problemas com cálculos renais e disfunções urinárias, distúrbios sexuais (impotência e ejaculação precoce) e DSTs (doenças sexualmente transmissíveis).
“Muitas vezes quando o homem sente que alguma coisa está errada, ao invés de procurar um especialista ele conversa com amigos, depois com a esposa e por último vai ao médico”, explica Dr. Chade. Essas atitudes podem atrasar o diagnóstico, prejudicando um possível tratamento.
O exame de próstata, por exemplo, deve ser realizado aos 45 anos e quando há histórico familiar, a partir dos 40 anos. Os homens precisam realizar o acompanhamento clínico anual a partir dessa idade, evitando assim problemas maiores no futuro.
“Muitas pesquisas estão sendo realizadas nesse campo. Entre elas a vacina para o câncer de próstata, apresentado no congresso americano de urologia, que aconteceu em Washington (EUA)”, afirmou Chade.
fonte:http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-137560-DIA+DO+HOMEM++ESPECIALISTA+DA+DICAS+DE+SAUDE.html
Nenhum comentário: