ULTIMAS NOTÍCIAS

RN - Igual a Paraíba
quinta-feira, 28 de julho de 2011 Posted by Silvano Silva ✔

Imprensa mossoroense repudia censura


Representantes de vários segmentos da imprensa mossoroense, que cobrem a área policial, se reuniram na tarde desta quarta-feira (27) para elaborar uma nota de repúdio contra a determinação do secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Aldair da Rocha, de proibir o Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp) e o Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) de divulgarem à imprensa as ocorrências registradas na região. A medida começou a valer no último dia 16 de junho.

A reunião aconteceu por volta das 16h, no pátio da 2ª Delegacia de Polícia Civil, onde jornalistas decidiram recorrer à Justiça para que a determinação seja anulada.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte (Sidjorn) Nelly Maia,esse é o terceiro fato absurdo a que jornalistas são submetidos em apenas uma semana. Nelly disse que tomou conhecimento do fato através de um e-maill enviado pelo jornalista Andrey Ricardo ao sindicato e que ainda hoje (28), a diretoria do Sindjorn se reunirá para definir que medidas serão adotadas para coibir a censura. Ela ainda falou que até o final desta quinta-feira, será emitida uma nota de repúdio a determinação do secretário e que lamentava tal atitude.

Segundo um dos organizadores do protesto, Luciano Maia, a censura é uma tentativa de maquiar os índices de violência em Mossoró, impedindo que a imprensa divulgue as ocorrências. "Falaram que um telefone estaria à disposição para repassar as informações, mas nunca funciona", desabafou.

Mas para o secretário Aldair da Rocha o entrave já foi resolvido. "Determinei ao diretor do Itep de Mossoró que emita um relatório diário informando à imprensa as ocorrências do plantão do dia anterior”, ele ainda ressaltou que os jornalistas continuarão sem ter acesso direto ao livro de registro das ocorrências por questões de controle interno do Instituto, mas que o relatório será uma cópia fiel das páginas do livro.

Quanto as informações do Ciosp de Mossoró, Aldair ratificou que elas estão sendo centralizadas pela Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal em Natal e que em breve também serão disponibilizadas em um site para o acesso dos jornalistas. O secretário admitiu o atraso na construção do site, mas garantiu que quando estiver funcionando facilitará e respaldará as informações dos jornalistas.



Portal Nordese1 com o No Minuto

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!