Portal 127 atrai público e denúncias até de outros estados

“Para nós está sendo uma surpresa o
grande número denúncias oriundas de cidadãos de outros locais além das
divisas da Paraíba. Mas isso se torna uma prova concreta de que o Portal
127 está cumprido o seu papel, dando credibilidade e atenção
necessárias à população para fazer suas denúncias”, avalia o promotor de
Justiça Bertrand Asfora, coordenador do Centro de Apoio Operacional
Criminal (CaoCrim) do MPPB.
Ele exemplifica o acesso ao Portal 127
por parte de pessoas de outros estados com dois casos: um oriundo de
Joinville, em Santa Catarina, e outro de Pontalina, em Goiás. Nessa
última, são denúncias relacionadas às eleições municipais deste ano.
Em Pontalina, o denunciante informa
que um candidato eleito teria dado dinheiro para vários eleitores (R$
150,00 para cada um), retendo os títulos e identidade das pessoas,
impedindo que elas votassem em outro candidato. Conforme a denúncia,
1.822 pessoas teriam deixado de votar.
Já em Joinville, Os indícios de
corrupção dão conta de que os moradores de um edifício conhecido do
centro da cidade não estariam recebendo os descritivos financeiros do
condomínio assegurados por lei. O denunciante acredita que haja um
esquema entre o síndico do prédio e a contabilidade contratada.
“As respectivas denúncias foram
encaminhadas aos procuradores-gerais de Justiça dos estados de Goiás e
de Santa Catarina”, avisa o promotor Bertrand Asfora, adiantando que,
até a semana que vem, um novo balanço dos números da Paraíba em relação
às denúncias registradas no Portal 127 será divulgado.
Nos últimos números divulgados no
final do mês de setembro, das 113 denúncias até então registradas no
Portal 127, mantido no site institucional do MPPB, 56 (quase 50% do
total denunciado) eram na área eleitoral. Corrupção, crimes comuns e
ilícitos eleitorais são os três tipos de denúncias mais recorrentes.
Lançado no dia 10 de agosto,
juntamente com o Disque-Denúncia 127 (por telefone), o Portal 127 tem
recebido as denúncias via internet, onde o cidadão pode enviar até áudio
e vídeo, o que é um diferencial do portal. Para Bertrand, os dois
instrumentos de denúncias disponibilizados para a população pelo
Ministério Público são canais de interlocuções com a sociedade
extremamente eficazes.
Os dois serviços – via internet e via
telefone – foram lançados com o objetivo de oferecer à população canais
para que possam fazer denúncias de qualquer ato de corrupção,
principalmente durante a campanha eleitoral. As denúncias podem ser
feitas de forma sigilosa. Os dois serviços são canais permanentes que
podem receber qualquer tipo de denúncia sobre corrupção. Basta discar
127 ou acessar o endereço 127.mp.pb.gov.br.
ascom
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