Começa a valer nesta sexta proibição de merchandising com crianças

Começa a valer nesta
sexta-feira (1º) a proibição de ações de merchandising com a
participação de crianças de até 12 anos, conforme prevê recomendação do
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) do começo
de fevereiro.Também é proibido o uso de elementos do universo intantil
em ações desse tipo que tem as crianças como público-alvo.
As ações de merchandising são aquelas
ocorrências, mais comuns em programas de TV (como novelas) ou filmes, do
uso ou citação do produto de determinada marca durante as cenas, sem
que a propaganda seja "oficializada" ao público. Ou seja, a divulgação
não é feita no intervalo exclusivo para a propaganda, e sim durante e
exibição do programa.
De acordo com o conselho, a partir de
agora, quando se tratar de conteúdos segmentados (criados e programados
para crianças), a publicidade dos produtos deve ficar restrita aos
intervalos e espaços comerciais, qualquer que seja a mídia utilizada.
Apesar de ser mais comum em programas de
TV, o Conar esclarece que a proibição vale para todos os tipos de
mídias ou veículos de comunicação.
As recomendações do Conar não possuem
caráter punitivo, ou seja, não há multa prevista caso não sejam
cumpridas. Contudo, o conselho regulamenta o setor e suas recomendações
são seguidas pelo mercado.
Com G1
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