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Em nota, Maestro do Coro São Sebastião fala sobre a polêmica envolvendo o Hino de Mari/PB
terça-feira, 20 de agosto de 2013 Posted by Silvano Silva ✔

O Maestro Adriano Sampaio, do Coro São Sebastião da cidade de Mari, emitiu nota a imprensa no início da noite desta segunda-feira (19) na qual se posiciona a respeito dos últimos episódios que envolvem o hino da cidade.
A seguir você confere a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Caros conterrâneos Marienses,
No ano de 2010, eu, Adriano Sampaio, nascido e criado em Mari, fui, com muita honra, convidado para criar um arranjo para o Hino Oficial da Cidade de Mari.
O hino foi composto pela professora Maria Anunciada Dias, mariense, no ano de 1989; tendo sido efetuada uma gravação por um coro de uma determinada igreja no mesmo ano.
Em um trabalho entre eu e a professora Anunciada, no ano de 2010, fizemos uma exaustiva formulação de arranjo musical e adequação prosódica para servir como acompanhamento do referido hino. Tivemos todo o cuidado em melhorar e implementar o arranjo para torna-lo o mais condizente possível com a ideia musical implícita na música.
Este arranjo foi louvado e aprovado pela compositora e juntos efetuamos uma gravação no mês de fevereiro de 2011, com a participação de um grupo de cantores marienses que se mostrou totalmente orgulhoso em participar deste glorioso momento, e instrumentistas profissionais que, por falta destes em nossa cidade, tivemos que convidar da Orquestra Sinfônica Jovem e Profissional da Paraíba.
Para total surpresa dos envolvidos neste projeto (citem-se compositora, arranjador, cantores, instrumentistas dentre outros), outro arranjo foi encomendado, efetuado e gravado no ano de 2013. Este novo arranjo foi feito por um não mariense, sem a participação da compositora para avaliar se estava adequado ou não a seu desejo musical, inclusive, nesta nova gravação mantiveram-se os “erros” de ¹prosódia musical contidos na gravação original que já haviam sido expurgados por mim e pela compositora na época de nosso trabalho conjunto.
Para coroar nossa surpresa, esta nova versão foi gravada por uma voz não mariense sendo acompanhada por instrumentos virtuais (tecnicamente chamados de “²MIDI”), enquanto que em nossa gravação foram utilizadas vozes de pessoas da nossa cidade e instrumentos reais.
O nosso arranjo, musicalmente falando, é bastante original, tendo sido todas as melodias de cada instrumento acompanhantes criadas de maneira à melhor casarem com a melodia do hino. O novo arranjo baseia-se no arranjo original da banda que gravou o hino em 1989, e é bastante primário! Se comparado com a qualidade do arranjo por nós criado. O nosso possui linhas melódicas mais fluidas e originais e é genuinamente mariense; resultado do  pensamento conjunto da compositora e do arranjador, com vida ganha através de vozes da nossa terra.
Não sei por qual motivo uma nova versão foi pedida e por quem? Pra quê se já havia uma outra construída de maneira tão suada, tão trabalhada e também de maneira tão amada pelos filhos de Mari? O arranjo composto por 32 páginas ficará disponível para o acesso ao público na emissora da Rádio Comunitária Araçá FM, que tanto contribuiu para a gravação do mesmo, através do Ponto de Cultura: A Cultura nas Ondas do Rádio. Por tanto, não vejo motivos para a substituição deste arranjo feito por mim com tanto orgulho e sendo presenteado a professora Anunciada Dias e ao nosso povo. Não quero nenhum tipo de recompensa! Desejo, apenas, que respeitem o meu trabalho e a vontade da compositora que não só nos deu seu aval como também participou e aprovou este projeto. E que de fato seja oficializado tal arranjo.
Dessa forma encerro esta nota dizendo que sou mariense, assim como a compositora e todos os que estiveram envolvidos na gravação do ano de 2011.
Deixo um abraço a todos que fizeram parte deste trabalho, como o Coro São Sebastião de Mari, aos que fazem a Rádio Comunitária Araçá FM e ao povo de Mari, como um todo.
Atenciosamente,
Maestro Adriano Sampaio
OMB: 8839
¹Prosódia:Consiste na pronúncia correta das palavras, em relação à sua acentuação.
Prosódia Musical: Consiste na coordenação entre sílabas tônicas, das palavras, com os tempos fortes dos compassos musicais. A não coordenação dessas forças causa um “descompasso” rítmico, desagradável ao ouvinte.
²Midi: Arquivo de música digitalizado que imita o som original dos instrumentos, porém com uma qualidade extremamente inferior. 
Com o Expresso PB

Silvano Silva ✔

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