Em nota, Maestro do Coro São Sebastião fala sobre a polêmica envolvendo o Hino de Mari/PB
O
Maestro Adriano Sampaio, do Coro São Sebastião da cidade de Mari,
emitiu nota a imprensa no início da noite desta segunda-feira (19) na
qual se posiciona a respeito dos últimos episódios que envolvem o hino
da cidade.
A seguir você confere a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Caros conterrâneos Marienses,
No ano de 2010, eu, Adriano
Sampaio, nascido e criado em Mari, fui, com muita honra, convidado para
criar um arranjo para o Hino Oficial da Cidade de Mari.
O hino foi composto pela
professora Maria Anunciada Dias, mariense, no ano de 1989; tendo sido
efetuada uma gravação por um coro de uma determinada igreja no mesmo
ano.
Em um trabalho entre eu e a
professora Anunciada, no ano de 2010, fizemos uma exaustiva formulação
de arranjo musical e adequação prosódica para servir como acompanhamento
do referido hino. Tivemos todo o cuidado em melhorar e implementar o
arranjo para torna-lo o mais condizente possível com a ideia musical
implícita na música.
Este arranjo foi louvado e
aprovado pela compositora e juntos efetuamos uma gravação no mês de
fevereiro de 2011, com a participação de um grupo de cantores marienses
que se mostrou totalmente orgulhoso em participar deste glorioso
momento, e instrumentistas profissionais que, por falta destes em nossa
cidade, tivemos que convidar da Orquestra Sinfônica Jovem e Profissional
da Paraíba.
Para total surpresa dos
envolvidos neste projeto (citem-se compositora, arranjador, cantores,
instrumentistas dentre outros), outro arranjo foi encomendado, efetuado e
gravado no ano de 2013. Este novo arranjo foi feito por um não
mariense, sem a participação da compositora para avaliar se estava
adequado ou não a seu desejo musical, inclusive, nesta nova gravação
mantiveram-se os “erros” de ¹prosódia musical contidos na gravação
original que já haviam sido expurgados por mim e pela compositora na
época de nosso trabalho conjunto.
Para coroar nossa surpresa,
esta nova versão foi gravada por uma voz não mariense sendo acompanhada
por instrumentos virtuais (tecnicamente chamados de “²MIDI”), enquanto
que em nossa gravação foram utilizadas vozes de pessoas da nossa cidade e
instrumentos reais.
O nosso arranjo,
musicalmente falando, é bastante original, tendo sido todas as melodias
de cada instrumento acompanhantes criadas de maneira à melhor casarem
com a melodia do hino. O novo arranjo baseia-se no arranjo original da
banda que gravou o hino em 1989, e é bastante primário! Se comparado com
a qualidade do arranjo por nós criado. O nosso possui linhas melódicas
mais fluidas e originais e é genuinamente mariense; resultado do
pensamento conjunto da compositora e do arranjador, com vida ganha
através de vozes da nossa terra.
Não sei por qual motivo uma
nova versão foi pedida e por quem? Pra quê se já havia uma outra
construída de maneira tão suada, tão trabalhada e também de maneira tão
amada pelos filhos de Mari? O arranjo composto por 32 páginas ficará
disponível para o acesso ao público na emissora da Rádio Comunitária
Araçá FM, que tanto contribuiu para a gravação do mesmo, através do
Ponto de Cultura: A Cultura nas Ondas do Rádio. Por tanto, não vejo
motivos para a substituição deste arranjo feito por mim com tanto
orgulho e sendo presenteado a professora Anunciada Dias e ao nosso povo.
Não quero nenhum tipo de recompensa! Desejo, apenas, que respeitem o
meu trabalho e a vontade da compositora que não só nos deu seu aval como
também participou e aprovou este projeto. E que de fato seja
oficializado tal arranjo.
Dessa forma encerro esta
nota dizendo que sou mariense, assim como a compositora e todos os que
estiveram envolvidos na gravação do ano de 2011.
Deixo um abraço a todos que
fizeram parte deste trabalho, como o Coro São Sebastião de Mari, aos que
fazem a Rádio Comunitária Araçá FM e ao povo de Mari, como um todo.
Atenciosamente,
Maestro Adriano Sampaio
OMB: 8839
OMB: 8839
¹Prosódia:Consiste na pronúncia correta das palavras, em relação à sua acentuação.
Prosódia Musical: Consiste na coordenação entre sílabas tônicas, das palavras, com os tempos fortes dos compassos musicais. A não coordenação dessas forças causa um “descompasso” rítmico, desagradável ao ouvinte.
²Midi: Arquivo de música digitalizado que imita o som original dos instrumentos, porém com uma qualidade extremamente inferior.
Com o Expresso PB




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