Paraíba precisa de 4 mil doadores de sangue até o carnaval
Até o Carnaval, o Hemocentro da Paraíba precisa de 200 doadores por dia (4 mil) e um total de 10 mil bolsas de sangue, para garantir uma folia com segurança, já que a demanda cresce nesse período. Hoje, o número de doadores diários varia entre 100 e 150. A 20 dias dos festejos de Momo, o órgão intensifica a campanha de coletas externas de sangue, que serão realizadas ao longo deste mês, com o intuito de abastecer o estoque para o período carnavalesco. De acordo com a programação elaborada pelo Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, a semana começa com a coleta que acontece hoje no campus do Unipê, das 8h às 17h, no bairro de Água Fria, na Capital. As próximas coletas acontecem nos dias 11, 12, 15, 18, 19, 20, 22, 26 e 27, sempre das 8h às 17h.
De acordo com a diretora do Hemocentro, Sandra Sobreira, as coletas externas são importantes para estimular os doadores. “Precisamos fazer essas campanhas e deixar nosso estoque preparado para atender a demanda de Carnaval. Em dias normais, liberamos cerca de 150 a 200 bolsas por dia, mas em períodos de festa, esse número aumenta cerca de 50%, devido ao aumento no número de acidentes de trânsito, principalmente de moto”, ressaltou.
Rede atende 40 hospitais - A rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, públicos e privados. Para tanto, é composta por 10 hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande. “É importante que as pessoas antes de brincar Carnaval passem no Hemocentro para doar,” completou a diretora do Hemocentro, Sandra Sobreira.
Dando continuidade à programação, amanhã, a coleta acontecerá no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.
Correio da Paraíba
|
Nenhum comentário: