ULTIMAS NOTÍCIAS

SAPÉ: Secretário se reúne com ativistas culturais em torno da Semana Cultural Augusto dos Anjos
terça-feira, 18 de fevereiro de 2014 Posted by Silvano Silva ✔

 
Uma reunião proveitosa e providente, assim foi o encontro entre ativistas culturais e o secretário de Educação do Município de Sapé, Kildare Freitas, ontem, 17/02, na sede da secretaria municipal, onde foram discutidos assuntos como a confecção de um calendário anual de eventos e, principalmente, os primeiros passos em torno das comemorações de 130 anos de nascimento do poeta Augusto dos Anjos, com data comemorativa em 20 de abril deste ano.
Participaram desta reunião, além do secretário, o carnavalesco e ativista cultural Marlindo Francelino Gomes; o diretor do Memorial Augusto dos Anjos, José Aderaldo; o secretário de Comunicação do município, Romero Baunilha; o escritor e poeta João Victor; as professoras e poetisas Ana Almeida e Nadja Cristiane; o teatrólogo Jorgan Estevão; a representante do grupo de melhor idade Maria Francisleide (Francinha); entre outros.
Entre os muitos pontos das discussões, destaque para a ampliação em torno das comemorações do nascimento de Augusto dos Anjos, que este ano, conforme decisão em plenária terá início tradicionalmente em abril e se estenderão até outubro, quando acontece o aniversário de morte do bardo. “Geralmente essas comemorações acontecem em abril e param por aí, mas pretendemos ampliar esse foco, com a possibilidade de descentralizarmos as ações, as quais, geralmente ocorrem no Memorial, bem como abriremos um maior espaço para os talentos locais”, confidenciou o secretário Kildare.

Kildare e Romero foram agraciados com títulos de apoiadores ao
projeto de atividades do grupo de melhor idade em Sapé
“Este ano muitos contatos serão feitos com academias de letras e poesia, bem com o a apresentação de um  projeto junto ao secretário de Cultura do Estado, Chico Cesar, num intuito de um maior apoio e divulgação nas mídias do estado”, disse  o secretário de Comunicação da prefeitura de Sapé, Romero Baunilha.

A primeira reunião em torno das comemorações do aniversário do poeta Augusto dos Anjos suscitou um debate amplo, no qual, assuntos como valorização da prata da terra, criação do Museu Augustiniano, criação de um fundação cultural e a produção culturais local foram à tona, num exemplo de força e luta em prol do resgate cultural daqueles que fazem acontecer nessa área.
Conforme explicou o secretário Kildare: " As comemorações dos 130 anos de nascimento do poeta terá o apoio não apenas da prefeitura de Sapé, mas de patrocinadores locais e até mesmo de outros lugares, a exemplo do Estado, através da Secretaria de Cultura, bastando um maior empenho e realização de um projeto que deverá ser encaminhado ainda esta semana", pontuou, na reunião.
Ainda nesta oportunidade os secretários Kildare e Romero foram agraciados  pelo trabalho de apoio junto ao grupo da melhor idade, recebendo das mãos de Francinha os títulos de reconhecimento.






Interiorano

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!