ULTIMAS NOTÍCIAS

Livros de José Américo serão produzidos em braille e áudio para distribuição gratuita em escolas e bibliotecas
quinta-feira, 5 de junho de 2014 Posted by Silvano Silva ✔

Livros de José Américo serão produzidos em braille e áudio para distribuição gratuita em escolas e bibliotecas
A Fundação Casa de José Américo vai editar livros do seu patrono em Braille (código de leitura para pessoas cegas).  O presidente da FCJA, professor Damião Ramos Cavalcanti, disse que a transcrição começará por “A Bagaceira”, justificando que a obra iniciou o regionalismo literário e modificou a história da literatura brasileira. Ele acrescentou que irá ampliar o projeto para contemplar todas as obras de José Américo.
Para isso, professor Damião já entrou em entendimentos com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, em São Paulo, por meio de Mariana Orrico, do Serviço de Apoio à Inclusão, daquela instituição. A Dorina vai produzir o livro, nos formatos Braille e áudio, para serem distribuídos gratuitamente para escolas, bibliotecas e organizações sociais do Brasil. Marianna prevê que no segundo semestre seja possível obter frutos desta parceria.
A Fundação Casa de José Américo vai enviar um exemplar da obra “A Bagaceira”, para o processo de transcrição em Braille e gravação em MP3. “Este serviço favorecerá, inclusive, as pessoas que estão dirigindo seu automóvel, ou viajando, e poderão desfrutar do acesso à obra, em viagem, daquele que foi um grande romancista regional”, destacou Damião. Acrescentou que clássicos gravados já tomam grande espaço nas melhores livrarias.
A professora do Instituto dos Cegos, Gerluce Limeira Guimarães, que é cega e trabalha na Biblioteca daquela instituição, vibrou com a iniciativa. Gerluce disse que sempre teve vontade de conhecer “A Bagaceira” e que esta oportunidade será muito bem-vinda 


Assessoria

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!