ULTIMAS NOTÍCIAS
Robocup 2014: PB reúne cerca de 4 mil técnicos de 45 países e injeta cerca de 20 milhões na economia
sábado, 19 de julho de 2014 Posted by Silvano Silva ✔


Tem início neste sábado (19), em João Pessoa, um dos maiores eventos competitivos na área de robótica do mundo. A Robocup 2014 acontecerá até o dia 25 no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima. A estimativa é de um público de mais de quatro mil técnicos, engenheiros e especialistas de mais de 45 países.  O evento deverá injetar cerca de R$ 20 milhões na economia paraibana.  Ao todo, o evento deve  reunir cerca de 60 mil visitantes. Para o transporte até o local, as pessoas terão à disposição transportes de empresas de receptivos e serviços de táxis
A organização do evento informou que a escolha da Paraíba se deu graças ao apoio do Governo do Estado, que cedeu o centro de convenções para a realização da Copa. O Canadá também estava na disputa para sediar a RoboCup 2014.
A competição é sediada a cada ano em um país diferente, e quando acontece a Copa do Mundo a nação escolhida é a mesma do evento da FIFA. O Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima será ocupado por campos, arquibancadas e área de exposição com estandes. Durante seis dias robôs independentes e não operados por controles remotos vão disputar campeonatos de futebol divididos em times de universidades dos cinco continentes.
A secretária executiva de Ciência e Tecnologia do Estado, Francilene Procópio, destacou que o campeonato coloca a Paraíba no roteiro dos eventos de grande porte realizados no Brasil. “Trata-se do maior evento de robótica do mundo atualmente. Ele será realizado uma semana após a Copa do Mundo. A expectativa é que o evento lance nacional e internacionalmente o nosso Centro de Convenções, mostrando que João Pessoa está preparada para sediar grandes eventos”, ressaltou.
Francilene Procópio explicou ainda que a RoboCup 2014 estimula o estudo e pesquisa de robótica, pois reúne alunos e especialistas. “É uma olimpíada que reúne alunos de nível médio e fundamental, estudantes de engenharia e engenheiros formados. Haverá um conjunto de ligas para diferentes faixas etárias, com graus variados de dificuldades. São equipes de 45 países participando. Duas dessas equipes são paraibanas”, disse.
Disputas - Ao todo, haverá disputa em cinco categorias principais, ou ligas (Soccer, Rescue, @Home, Work e RoboCupJunior). Robôs, livres de controles remotos, disputarão o campeonato de futebol na liga Soccer, que por sua vez é dividida em outras cinco subcategorias – Simulation League; Small Size Robot League; Middle Size League – MSL; Standard Platform League; e Humanoid League. Na subcategoria Humanoid League, que é um dos destaques da RoboCup, os robôs simulam os movimentos do corpo humano e disputam partidas.
Educação – Além das disputas dentro das ligas, a área educacional também é outro aspecto evidenciado na programação, que conta ainda com oficinas de robótica direcionadas a professores da rede pública de ensino. Na ocasião, serão apresentados robôs que podem ser usados em sala de aula, de maneira lúdica, para ensinar e despertar os alunos para a ciência. No último dia do evento, um simpósio encerrará as atividades, com apresentações de trabalhos acadêmicos de pesquisa de ponta, além de uma palestra do cientista australiano Rodney Brooks, professor emérito do MIT e fundador da iRobot.
Rede hoteleira e turismo - A realização da Copa do Mundo de Robótica (RoboCup 2014) em João Pessoa deve elevar a ocupação dos leitos da rede hoteleira e movimentar vários segmentos turísticos como bares, restaurantes, transportes, além do comércio em geral.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB), José Inácio Júnior, prevê uma ocupação hoteleira em torno de 95%. Segundo o executivo, alguns hotéis, dos 42 associados da entidade, já estão com 100% de reservas feitas. “Por causa das férias escolares e com este evento prevemos uma ocupação um pouco mais alta. Isso é muito bom”, comemorou.
O gerente executivo do Convention Bureau de João Pessoa, Ferdinando Lucena, lembrou que a capital paraibana concorreu com a cidade de Fortaleza para sediar a Robocup 2014. Ele contou que os organizadores, após visitarem vários lugares no país, decidiram que as modernas instalações do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima seriam as ideais para sediar o mega evento.
Para a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), Ruth Avelino, a RoboCup será um evento muito importante para todos os setores ligados ao turismo. Em sua avaliação, o evento internacional trará um legado positivo ao turismo, em especial pela quantidade de participantes estrangeiros em nosso Estado, colocando a Paraíba no cenário internacional de grandes eventos tecnológicos. A RoboCup 2014 é um campeonato oficial do Ministério do Esporte, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, em conjunto com dezenas de universidades do País.
Segurança - A Secretaria de Segurança e Defesa Social (Seds) organizou um plano de ação  para o evento. No local vai funcionar o Centro de Comando e Controle, que reunirá representantes das Policias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e órgãos da organização da Robocup.
A Polícia Civil contará com delegados, agentes e escrivães, que trabalharão em regime de Plantão. Além disso, a Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur) trabalhará no apoio ao evento, com agentes de investigação em todo o circuito, uma área que compreende do Centro de Convenções até a orla da capital.
O Grupo de Operações Especiais (GOE) ficará em alerta para ocorrências que demandem ações especializadas. As 10ª e 12ª Delegacias Distritais servirão de apoio para registro de flagrantes e boletins de ocorrências. Nos dias do evento, policiais civis descaracterizados estarão em toda área da Robocup, que deve reunir mais de 4 mil pessoas de vários países.
A Polícia Militar montou um esquema que envolve mais de 500 policiais e 11 unidades e subunidades operacionais da Região Metropolitana.  O reforço policial acontece  não só na área do evento, mas também nas áreas de interesse turístico, como praias urbanas da Capital, do Litoral Sul, aeroporto, centro histórico e calçadão da orla de João Pessoa. Esses locais serão cobertos por policiais que falam outros idiomas para atender melhor os turistas estrangeiros.
Nas imediações do Centro de Convenções, policiais da Companhia Especializada em Apoio ao Turista (Ceatur), do 5º Batalhão, do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) e da Ronda Ostensiva Tática com Apoio de Motocicletas (Rotam) vão reforçar a segurança com a realização de checkpoints e rondas. Haverá uma suplementação de policiais nesses locais, inclusive nos horários da caminhada no calçadão da orla.
Sobre o evento -  A primeira edição da RoboCup ocorreu em 1997, no Japão.  Tendo como foco principal das competições o jogo de futebol, a RoboCup surgiu com o objetivo de criar, até 2050, um time de robôs humanóides que possa vencer uma partida contra a seleção vencedora da Copa do Mundo de Futebol.
A RoboCup 2014 é um evento oficial do Ministério do Esporte, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, em conjunto com dezenas de universidades do país. A organização do torneio no Brasil, que não tem fins lucrativos e tem caráter sustentável, conta ainda com mais de 400 professores voluntários. O projeto também é organizado mundialmente pela RoboCup Federation.
Tendo como foco principal das competições o jogo de futebol, a RoboCup surgiu com o objetivo de criar, até 2050, um time de robôs humanóides que possa vencer uma partida contra a seleção vencedora da Copa do Mundo de Futebol.
Essa é a primeira vez que o Brasil vai sediar a maior e mais importante competição entre robôs do planeta, organizada pela Sociedade Brasileira de Computação, Unesp, FEI e Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva da Ciência e Tecnologia.

Com Paulo Cosme\Assessoria

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!