CMJP abre exposição em homenagem a Napoleão Laureano
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) abre a exposição “Memória de uma vida a serviço
do semelhante”, às 16h, nesta quinta-feira (21). O evento marca a
celebração do centenário de nascimento do médico Napoleão Laureano,
patrono da Casa e idealizador do Hospital Napoleão Laureano, referência
no tratamento de câncer no País. Na solenidade será outorgada uma
Medalha de Honra ao Mérito e exibido o documentário “Laureano”,
produzido pela TV Câmara JP.Cinco painéis com fotos, ilustrações e textos serão expostos para contar a trajetória de Napoleão Laureano, dividida em cinco temáticas. Os visitantes vão observar questões sobre o ambiente familiar de Napoleão; a carreira do médico; sua atuação na política; a luta que empregou na Paraíba e no Brasil para o combate ao câncer; além do percurso para a criação do Hospital Napoleão Laureano e da Fundação Nacional do Câncer.
O material foi elaborado pela Secretaria de Comunicação da CMJP, junto ao Centro Cultural da Casa, sob a coordenação da historiadora Irene Fernandes, curadoria de Sueli Santos, além da assessoria de Laudereida Morais e Laura Baracuhy. “O material foi construído a partir de leitura e pesquisa nas atas da CMJP de quando Napoleão foi vereador, de documentos da Fundação Napoleão Laureano, bibliografias, fotos e recortes de jornais”, comentou Irene.
A cor vermelha será predominante na exposição devido à memória de vitalidade de Laureano, em sintonia com uma das cores representativas da CMJP. “É uma cor de luta, representando a Casa e a vitalidade presente em toda a vida de Laureano. Todos terão a possibilidade de conhecer um homem e seus ideais, uma pessoa que passou por cima de sua dor para ajudar aos outros, a figura de um cidadão, político e médico. Alguém que lutou contra o preconceito que era imposto aos cancerosos e que mobilizou o Brasil para conseguir o tratamento e diagnóstico da doença”, frisou Irene.
CMJP outorga Medalha
Durante a homenagem da CMJP também será outorgado o Diploma de Honra ao Mérito ao diretor-presidente da Fundação Laureano, o médico Antônio Carneiro Arnaud. As comemorações do centenário de Napoleão Laureano tiveram início na segunda-feira (18) e seguem até a sexta-feira (22).
“Laureano” vira documentário
A TV Câmara JP produziu o documentário “Laureano”, que resgata a vida e a trajetória do patrono da CMJP. A obra tem 35 minutos e representa uma das mais importantes páginas da História recente da Capital devido à influência de Napoleão Laureano em João Pessoa.
O material começou a ser produzido em julho deste ano, com apoio da Secretaria de Comunicação e do Centro Cultural da CMJP.
Instituições parceiras e familiares de Laureano disponibilizaram seus acervos, fazendo com que um conjunto de fotos e recortes de jornais ganhassem forma e servissem de trilhos para construir a peça documental.
Foram 45 dias de produção, incluindo visita a cidade natal de Napoleão Laureano (Natuba-PB), pesquisa nos acervos pessoais e na Fundação Casa de José Américo, entrevistas com parentes, amigos, historiadores, pessoas que conviveram ou conheceram o homem que fez a diferença na história do combate ao câncer no país.
Sobre Napoleão Laureano
Napoleão Rodrigues Laureano nasceu em Natuba, então integrada ao Município de Umbuzeiro, a 22 de agosto de 1914. Em 1943 diplomou-se na faculdade de Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Napoleão Laureano foi o primeiro presidente da CMJP após a redemocratização. Liderou a Casa no período de 1949 a 1951, quando afastou-se do cargo por ter sido acometido de câncer.
A sua luta contra a doença contribuiu para a fundação do Hospital do Câncer da Paraíba e para a criação da Fundação Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro. Faleceu no dia 31 de maio de 1951, no Rio de Janeiro. Em 24 de fevereiro de 1962, foi inaugurado o Hospital do Câncer Napoleão Laureano, em João Pessoa. A CMJP passou a denominar-se “Casa Napoleão Laureano” em 3 de setembro de 1963.
AScom




Nenhum comentário: