ULTIMAS NOTÍCIAS

Programa de Artesanato da Paraíba cadastra artesãos na cidade de Mari/PB
sábado, 22 de novembro de 2014 Posted by Silvano Silva ✔




O Governo do Estado, por meio do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) realizou o cadastramento de 23 novos artesãos no município de Mari, na Zona da Mata paraibana.
Uma equipe técnica e representantes da Curadoria do Programa de Artesanato Paraibano analisou, classificou e registrou o artesanato e os artesãos marienses em atividade realizada na Escola Estadual Luis Maria de França.
A seleção realizada pela curadoria exige que o artesão apresente três peças prontas e a realize a prova de feitura, onde o artesão leva todo o material necessário para fabricar uma peça na presença do curador. “Apto no processo, o artesão deverá estar portando documentação necessária e mais duas fotos 3×4 para ser dado início ao seu cadastramento no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro, que é exigido para que ele possa participar de feiras, principalmente fora do Estado”, informou um dos técnicos.
Artesãs comemoram a entrega das carteiras de identificação
Artesãs comemoram a entrega das carteiras de identificação
Durante o processo cadastral esteve presente o curador José Nilton. A Curadoria do Artesanato classifica os produtos apresentados em Artesanato, Arte Popular, Artesanato indígena, Artesanato com referência cultural e Habilidades Manuais, dependendo da matéria-prima, tipologia e técnica apresentada e, por fim, emite a carteira de identificação mediante critérios estabelecidos.
Toda articulação para que os artesãos de Mari fossem beneficiados com o referido programa foi articulado pelo vice-prefeito José Jobson e sua esposa Waleska Ferreira junto a Secretaria de Turismo e do Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado.
Na noite desta quinta-feira (20) os 23 artesões contemplados participaram do evento de entrega das carteiras durante um coffee break na residência do vice-prefeito Jobson Ferreira onde na oportunidade o mesmo falou da satisfação em poder colaborar com a cultura do município de Mari proporcionando oportunidades aos artesãos marienses.
Da Redação
Do ExpressoPB

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!