529 mil alunos obtiveram nota zero na redação do Enem 2014, diz MEC
O Ministério da Educação divulgou na
tarde desta terça-feira (13) o balanço final da edição de 2014 do Exame
Nacional do Ensino Médio (Enem).
Segundo a pasta, prestaram o exame 6.193.565 candidatos (71% do total
de 8.721.946 inscritos). Entre os alunos participantes, 529.374
obtiveram nota zero na redação da prova (8,5% dos candidatos). Deste
número, foram anuladas 248.471 redações. O MEC informou ainda que 250
candidatos tiveram nota mil na redação, número máximo possível. Além
disso, pouco mais de 35 mil alunos obtiveram notas entre 901 e 999.
As notas de cada um dos 6.193.565
participantes do Enem será divulgado ainda nesta terça até o fim do dia,
segundo o ministério. O candidato deve acessar sua nota nos sites enem.inep.gov.brou sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem.O MEC não informou que horas a consulta estará disponível no sistema.
Para ver sua nota, o candidato deverá
inserir seu número de inscrição do Enem, CPF e senha de acesso. Qualquer
dúvida o candidato pode ligar para o telefone de auxílio do Enem: 0800
61 61 61.
Ainda segundo o MEC, a média das notas em redação teve uma queda de 9,7% em relação ao Enem de 2013.
Sobre a queda nas médias das notas de
matemática e redação em relação ao ano passado, o ministro da Educação,
Cid Gomes, afirmou que não considera que seja algo “tão significativo”.
“A minha opinião é de que houve uma
queda em matemática e redação. Uma queda superior à margem, não diria
uma queda significativa, mas uma queda que deve estimular a comunidade
acadêmica a analisar as razões para isso. Um ano no Ensino Médio
brasileiro não há variações tão significativas” afirmou o ministro.
Segundo Cid Gomes, o tema da redação
deste ano – publicidade infantil – não foi tão debatido pela mídia e
pela sociedade brasileira quanto o tema de 2013 – lei seca.
“Eu arriscaria uma tese: o tema de 2013
foi a lei seca. Essa questão foi muito debatida, muito discutida. O tema
agora, publicidade infantil, não é um tema que houve um processo de
discussão tão grande”, analisou. Questionado sobre se considera o tema
deste ano mais difícil, Gomes respondeu: “Eu não diria difícil, é
relativo.”
Segundo o ministério, os motivos para
que as redações fossem anuladas são: fuga ao tema, cópia do texto
motivador, texto insuficiente, não atendimento ao tipo textual indicado,
partes desconectadas, textos que “ferem” os direitos humanos, e outros
motivos não divulgados.
O exame foi realizado nos dias 8 e 9 de
novembro de 2014. Cada um dos mais de 6,3 milhões de candidatos poderá
ver a nota que tirou nas provas objetivas (ciências humanas, ciências da
natureza, linguagens e matemática), além da prova de redação.
A nota das provas objetivas usa a
metodologia da Teoria da Resposta ao Ítem (TRI). Uma das principais
dúvidas sobre a TRI é o fato de que é impossível o aluno tirar nota
1.000 na prova de múltipla escolha (na redação, isso é possível). Por
meio dessa metodologia, mesmo que o aluno acerte todas as 45 questões de
cada prova, sua nota nunca será 1.000. Da mesma forma, um candidato que
erre todas as questões não acaba com a nota zero (ou, no caso do Enem, a
pontuação mínima, que é 200 pontos).
Isso acontece porque o exame dá pontos
aos candidatos de acordo com uma escala. Ou seja, a nota do candidato
não se trata diretamente do seu desempenho individual, mas de como ele
se saiu dentro do conjunto dos demais candidatos. Por exemplo, quanto
mais próximo da nota máxima, mais certeza é possível ter de que o
estudante domina os conhecimentos exigidos na prova.
Nota da redação
O tema da redação do Enem 2014 foi “Publicidade infantil no Brasil“. A nota de redação vai de 0 a 1.000 pontos. Um bom texto para ganhar nota 1.000 deve cumprir bem cinco competências exigidas pela redação do Enem. Cada competência tem cinco faixas que vão de 0 a 200 pontos.
O tema da redação do Enem 2014 foi “Publicidade infantil no Brasil“. A nota de redação vai de 0 a 1.000 pontos. Um bom texto para ganhar nota 1.000 deve cumprir bem cinco competências exigidas pela redação do Enem. Cada competência tem cinco faixas que vão de 0 a 200 pontos.
Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
A redação do Enem foi corrigida por dois
corretores de forma independente. A nota total de cada corretor
corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das cinco
competências.
Se houvesse discrepância entre as notas
dois corretores por mais de 100 pontos, ou se a diferença de suas notas
em qualquer uma das competências fosse superior a 80 pontos, a redação
iria para um terceiro corretor.
Caso houvesse discrepância entre o
terceiro corretor e os outros dois corretores, ou caso houvesse
discrepância entre o terceiro corretor e apenas um dos corretores, a
nota final seria a média aritmética entre as duas notas totais que mais
se aproximaram.
Se a nota do terceiro corretor tivesse
diferença equidistante das notas dos outros dois corretores, ou se fosse
completamente diferente, a redação seria avaliada por uma banca de três
avaliadores para escolha da nota definitiva.
Sisu
Com a pontuação em mãos, os candidatos poderão concorrer às 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior na primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Com a pontuação em mãos, os candidatos poderão concorrer às 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior na primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A consulta às vagas já está disponível e as inscrições serão abertas no dia 19 no sitesisu.mec.gov.br. O prazo de inscrições vai até às 23h59 do dia 22.
O Sisu seleciona alunos para vagas em
instituições públicas de ensino superior a partir da nota do Enem. Para
participar desta edição, o candidato tem de ter feito a edição 2014 do
exame e não ter zerado na redação. O estudante poderá se inscrever em
até duas opções de vaga.
A Lei de Cotas (lei nº 12.711, de 29 de
agosto de 2012) garante a reserva de 50% das vagas por curso e turno nas
63 universidades federais, nos 38 institutos federais de educação,
ciência e tecnologia e nos 2 centros federais de educação tecnológica a
estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas.
Considerando todas as vagas (inclusive
de universidades estaduais), o número destinado para esses alunos chega a
40% do total neste ano.
O resultado da primeira chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro.
Com o G1
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