ULTIMAS NOTÍCIAS

Ponto de Cultura quer título de “patrimônio cultural imaterial de Itabaiana” para Bumba Meu Boi
sábado, 4 de julho de 2015 Posted by Silvano Silva ✔


Boi dos Inocentes, campeão do 1º Festival de Bois promovido pelo Ponto de Cultura em 2013

O Núcleo de Patrimônio Histórico do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar pretende apresentar à Câmara Municipal de Itabaiana um projeto de lei dando o título de “patrimônio imaterial da cidade” ao Bumba meu Boi, ou Boi de Carnaval como é mais conhecida a brincadeira na região. O espetáculo popular apresenta elementos das culturas africana, europeia e indígena.
O conhecido Bumba-meu-boi é chamado aqui de “Boi de carnaval” e tem tradição. Bumba-meu-Boi é brincadeira no Natal por quase todo Nordeste, mas em Itabaiana ele faz a folia no carnaval, colorido e bailarino, com sua orquestra de caixa, pandeiro, ganzá, surdo e tarol. Carnaval em Itabaiana sem bois não é carnaval. “O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar realizou em 2013 um festival de bois de carnaval, e pretende trabalhar para que essa manifestação folclórica receba a projeção e apoio que merece”, disse Fábio Mozart, coordenador. O principal mestre de Boi de Carnaval foi o famoso Zé Especiá, brincante já falecido. No Cortejo de Bois do Ponto de Cultura, desfilaram diversos grupos de boi de carnaval, entre eles o Boi Águia de Ouro, cujo mestre tem apenas 12 anos de idade.
A manifestação popular itabaianense congrega diversos bens culturais associados, divididos entre plano expressivo, composto pelas performances dramáticas, musicais e coreográficas, e o plano material, composto pelos artesanatos, como os bordados do boi, confecção de instrumentos musicais artesanais, entre outros. Com o reconhecimento oficial, essa cultura popular poderá merecer medidas de salvaguarda como o incentivo à documentação, conhecimento e divulgação, fortalecimento e apoio à sustentabilidade dos grupos e valorização das expressões tradicionais do Bumba meu Boi da região.
Para Renaly Oliveira, do Núcleo de Patrimônio Histórico do Ponto de Cultura, será importante a implantação do Conselho Municipal de Cultura para debater e encaminhar esse e outros projetos importantes para a cultura local.

Com o

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!