ULTIMAS NOTÍCIAS
Cursos de Licenciatura em História e Pedagogia do Pronera retomam aulas na Paraíba
terça-feira, 27 de outubro de 2015 Posted by Silvano Silva ✔


Os alunos da terceira turma do curso de Licenciatura em História e da segunda turma do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campo promovidos pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) retomaram as aulas nesta segunda-feira (26).
A aula inaugural do segundo período do curso de História, que conta com 42 alunos, e do primeiro período de Pedagogia, que possui 47 inscritos, foi realizada às 16h no auditório principal do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA) da UFPB e reuniu cerca de 150 pessoas, entre alunos, professores, servidores da universidade e representantes de movimentos sociais do campo.
O ingresso nos cursos superiores do Pronera acontece por meio de processo seletivo diferenciado, semelhante ao vestibular, mas destinado apenas a assentados da reforma agrária e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC) e seus dependentes.
O curso é baseado na pedagogia da alternância, dividido em tempo escola, (aulas presenciais, equivalente a 70% da carga horária) e tempo comunidade (aulas práticas nas comunidades às quais os alunos pertencem, equivalente a 30% da carga horária). Tal divisão proporciona aos alunos a oportunidade de estudar e produzir, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da zona rural.

Educação de qualidade
A qualidade dos cursos promovidos pelo Pronera em parceria com instituições públicas de ensino é reconhecida pelos professores que atuam nestes cursos e pelo Ministério da Educação (MEC).
Em 2012, a primeira turma do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPB com recursos do Incra,com 45 alunos,obteve o conceito 4 na avaliação do MEC que tem como nota máxima 5.
Em 2011, o curso de Licenciatura em História obteve a nota máxima, 5, na avaliação do MEC. O curso já formou duas turmas desde 2005. A primeira, com 60 alunos de assentamentos paraibanos e de outros 18 estados brasileiros; e a segunda turma, com 47 alunos da Paraíba e de mais 14 estados.

O Pronera na Paraíba
O Pronera tem a missão de ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados, atuando como instrumento de democratização do conhecimento no campo, ao propor e apoiar projetos de educação que utilizam metodologias voltadas para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária.
Na Paraíba, desde 1998, quando foi criado, o programa formou cerca de 3,5 mil alunos em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA); escolarização (1ª fase do ensino fundamental); técnico-profissionalizantes em Agropecuária, com habilitações em Agricultura, Zootecnia e Agroindústria; técnico em Enfermagem; cursos normais de nível médio (Magistério); curso de Licenciatura em História; curso de Licenciatura em Ciências Agrárias; curso de Licenciatura em Pedagogia e cursos de especialização em residência agrária.

Ato público
Antes do evento que marcou a retomada das aulas dos cursos de História e Pedagogia do Pronera em parceria com a UFPBalunos e professores participaram de um ato público em protesto à destruição das placas de formatura das duas primeiras turmas do curso de Licenciatura em História para os movimentos sociais do campo. O ato, iniciado com uma caminhada pelo campus da UFPB, foi convocado pelas Coordenações Político-Pedagógicas dos cursos de História e Pedagogia.
Cerca de 200 estudantes de diversos cursos da UFPB, além de representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), presenciaram asolenidade de reaposição de uma das placas danificadas nas dependências do CCHLA.

Do paraiba.com.br com Assessoria 

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!