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Redes Sociais mudam a maneira como lidamos com o luto
segunda-feira, 2 de novembro de 2015 Posted by Silvano Silva ✔


As redes sociais transformaram de maneira definitiva a maneira como interagimos com o mundo, inclusive com o luto. As redes, que inicialmente tinham o propósito de, nessas situações, manter familiares e amigos informados rapidamente, tornaram-se uma ferramenta de mobilização, apoio e, consequentemente, uma nova maneira de lidar com o sentimento de perda. No Facebook, por exemplo, são milhares de grupos dedicados à memória de pessoas que já partiram e também de apoio para quem vivencia uma situação semelhante de perda.
Segundo Lívia Vieira, psicóloga do Hapvida Saúde, as redes sociais podem ter um papel fundamental para aceitar a perda. “Por ser uma forma de despedida, que muitas vezes não pode ser realizada em vida, essas mensagens podem ser uma forma de desabafo”, explica. A especialista também orienta para os cuidados com o teor das mensagens para pessoas que passam por este momento, que devem ser de apoio e positivas, nunca com um tom de crítica.
A cautela também deve estar presente na hora de informar o falecimento de alguém nas redes sociais, já que a falta de cuidados com a linguagem utilizada e a maneira de expor os acontecimentos podem causar uma situação delicada. “A melhor forma de comunicar é apenas divulgar a nota de falecimento e as informações de velório e sepultamento, para dar chance às pessoas mais próximas de prestarem suas condolências e apoio aos familiares de forma mais pessoal e calorosa”, declara Eudes Araujo Rocha, gerente de Recursos Humanos do Grupo Vila.  O especialista também ressalta que é preciso ter cuidado com compartilhamentos de informações não comprovadas ou que não tiveram autorização da família para serem divulgadas. Os detalhamentos podem ser pedidos por telefone, após as condolências, ou pessoalmente, durante o velório.
Celebração da memória
Com a proposta de fazer do Dia de Finados uma celebração emocionante e que traz à mente vivências, sentimentos e memórias, o Grupo Vila lançou a Campanha “Lembrar é amar”, que oferece aos usuários do Facebook um filtro especial para a foto de perfil com a hashtag #EuLembro.
Como parte da campanha, o Grupo Vila também produziu e divulgou na página da empresa vídeos com depoimentos de pessoas falando sobre como se lembram de alguém querido que partiu e relatando momentos marcantes.
“A campanha foi pensada para tocar as pessoas e também para ressaltar que aqueles que jã não estão continuam presentes em nossas vidas através das lembranças que cultivamos deles. Portanto saudade não precisa ser sinônimo de tristeza, mas sim de amor", explica Juliana Fernandes, Gerente de Marketing do Grupo Vila.
Da redação do Paraiba.com.br com Assessoria 

Silvano Silva ✔

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