ULTIMAS NOTÍCIAS

Fecomércio prevê abertura de cerca de 5mil empregos temporários na PB no final deste ano
sábado, 5 de novembro de 2016 Posted by Silvano Silva ✔

A pouco menos de dois meses para as festas de Natal e Ano Novo, as ofertas temporárias de emprego, especialmente no comércio, já começam a surgir na segunda quinzena do mês. Segundo o presidente do Fecomércio- PB, Marcone Medeiros, a expectativa é que sejam abertas 5 mil vagas em toda a Paraíba, número similar ao do ano passado. Durante esse período que aquece a economia do país, as vagas provisórias são importantes, pois representam, além da possibilidade de renda extra, uma oportunidade para o primeiro emprego ou para quem almeja o reingresso no mercado de trabalho.
Segmentos de calçados, confecções, eletroeletrônico, produtos natalinos, imobiliário, hotelaria, gastronomia e empresas de prestações de serviço em geral, são áreas que têm grande aquecimento durante o período de festas de fim de ano, gerando a necessidade de reforçar o quadro de funcionários para dar conta da demanda, informou o coordenador do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de João Pessoa, Adenio Lima Neto.
“O ápice de contratação para empregos temporários acontece até no máximo 15 de dezembro, principalmente no comércio varejista. Outro setor que se destaca é hotelaria e gastronomia, devido o movimento turístico da cidade, o que significa que as contratações se estendem até março”, pontuou.
De acordo com o coordenador, entre os grandes candidatos a essas vagas estão, na maioria das vezes, jovens em busca do primeiro emprego e pessoas fora do mercado de trabalho há algum tempo. “Essa forma de contrato faz com que o comércio reconheça a necessidade de dar a oportunidade para os jovens adquirirem alguma experiência, que será importante para a sua carreira num mercado cada vez mais competitivo, além de inserir no mercado de trabalho pessoas fora dele há algum tempo”, disse. Em quase todos os processos seletivos não é exigida experiência anterior na função desejada. Mas, para se destacar, é importante que os interessados apresentem algumas qualidades, como bom relacionamento interpessoal, boa comunicação, capacidade de trabalho em equipe e identificação com o comércio.
Essas habilidades geralmente são decisivas para aqueles que desejam continuar no emprego e conseguir efetivação após as festas. “O trabalho temporário dá a oportunidade de o candidato mostrar o seu potencial. Quando ele desempenha sua função de maneira positiva, pró-ativa e organizada, mostrando interesse pela empresa e responsabilidade, com certeza terá uma chance. É preciso querer e ter empenho para conseguir”, destaca Adelino.
Garantias trabalhistas – O presidente do Fecomércio- PB, Marcone Medeiros, alerta que os direitos são os mesmos de um funcionário efetivo, como vale transporte, 13º salário, carteira de trabalho assinada, férias proporcionais e jornada máxima de oito horas diárias. Os temporários também têm salários equivalentes aos daquelas que são pagos aos trabalhadores contratados em regime fixo e que atuam na mesma área.
Além disso, esse tipo de contrato deve ter o prazo de três meses e pode ser renovado uma única vez por mais três meses, após a empresa solicitar autorização de renovação ao Ministério do Trabalho.

Com paraiba.com.br

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!