ULTIMAS NOTÍCIAS
Seminários da Revista Piriah Discute obra de Augusto dos Anjos em Sapé
sexta-feira, 31 de março de 2017 Posted by Silvano Silva ✔


De obra original e em comemoração aos 133 anos se estivesse vivo, Augusto dos Anjos é objeto de discussão do terceiro Seminário da Revista Piriah com tema 'A Transversalidade da Obra de Augusto dos Anjos', na cidade de Sapé. O evento será gratuito e irá acontecer na Escola Municipal de Artes, na sexta-feira (31), a partir das 19h.
O resgate histórico de personagens históricos de nosso Estado mostra o quanto a memória é importante no processo de construção de identidades. Com participação de Jairo Cézar, gestor do Memorial Augusto dos Anjos, os Seminários da Revista Piriah irá apresentar, enquanto desdobramentos das seções da revista, a transversalidade da obra de Augusto dos Anjos. Ele afirma que na cidade de Sapé "há práticas envolvidas com a dança, poesia e teatro, muito das linguagens culturais desenvolvidas no memorial. Acredito que o Seminário, aberto ao público, garanta acesso irrestrito a população. Ele se configura como importante democratizador da cultura. É preciso levar Augusto, e toda a transversalidade de sua arte, ao povo."

No evento, haverá ainda a participação de Bia Cagliani, Gerente Operacional de Difusão da Dança, que prentende discorrer sobre a realidade de Augusto dos Anjos nas artes cenicas aqui na Paraíba. "As características expressionistas contidas na obra de Augusto dos Anjos inspiram as criações das artes cênicas e de estudos de artes cênicas (dança e teatro). Na Paraíba, duas obras relativamente recentes baseadas tanto em suas poesias quanto em sua própria vida foram criadas. A primeira pelo diretor de teatro Roberto Cartaxo, "Augusto, o anjo visionário", e a segunda, nascida da anterior, pelo bailarino e coreógrafo Marcos Brandão, "Eu, Augusto dos Anjos", ressaltou.

Além da palestra, haverá apresentação do espetáculo de Areilton Martins, chamada "Dança da Psiquê", com influencias de dança, teatro e saraus literários com criancas formadas pelo memorial. Vale dizer que o espetaulo é formado pelos alunos da Escola Municipal de Artes e se basea na obra do autor.

Sobre Jayro Cezar
Trabalha com educação e projetos voltados ao incentivo à leitura, tendo recebido em novembro de 2012, o Prêmio Mestres da Educação, conferido pela Secretaria de Educação do Estado, pela elaboração e execução do PILE- Projeto de Incentivo à Leitura na Escola.

Sobre Bia Cagliani
Bia Cagliani desde criança estuda teatro, dança e música, a partir dos 12 anos passou a encarar a arte como profissão. Estudou Ballet Clássico e Dança Contemporânea com Rosa Cagliani, Canízio Vitório, entre outros; já no teatro foi aluna de Valeska Picado, Cristóvam Tadeu e Débora Zambón.. Bacharel em Ciências Sociais (2005) e Especialista em Representação Teatral pela mesma instituição (2009), pela UFPB. É integrante dos grupos Deuzeruora Vamimbora (teatro) e ACena (dança), dirige o grupo Turma do Meio (teatro), desde 2002 integra o corpo docente da Fazendo Arte, ministrando aulas de teatro e dança para crianças e jovens, coordenando eventos e dirigindo espetáculos e, ainda, ocupa o cargo de Gerente Operacional de Difusão da Dança da SECult-PB desde fevereiro de 2011.

Sobre a Revista Piriah
A Revista Piriah é uma propositura da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult) que surge como uma ação do Governo da Paraíba. De caráter não institucional, ela foge do simples marketing de ações governamentais e se apresenta através da arte e da cultura enquanto reflexo da realidade paraibana. Sistematizada a partir de um Conselho Editorial, já se apresenta a segunda edução, carrega várias promessas, principalmente a de destacar produção artística, difundindo experiências culturais, e visibilizando uma sociedade, muitas vezes, engolida apenas pelo fazer/e pelo produzir eventos culturais.

Sobre os Seminários da Revista Piriah
Tão importante quanto disponibilizar fisicamente ou on-line a Revista Piriah, os Seminários passam a trocar  experiências pautado pela diversidade de conteúdo da Revista. Ao abordar temas da revista, com a intenção de estimular o consumo de produtos voltados para o segmento, a Secult passa descentralizar ações pelas 12 regionais de cultura, com objetivo de transversalizar o debate, formar plateias e público leitor assim, gerar o entendimento do fazer cultural.




Serviço
3º Seminário da Revista Piriah: A transversalidade da obra de Augusto dos Anjos
Local: Escola Municipal de Artes - Sapé
Data: 31 de março
Horário: 19h
Pela a Revista Piriah 

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!