ULTIMAS NOTÍCIAS

Tetraplégico passa por 3 agências e percorre 100 km para sacar FGTS
sexta-feira, 14 de abril de 2017 Posted by Silvano Silva ✔



O ex-entregador Leandro Anstunes de Souza, de 33 anos, que ficou tetraplégico, enfrentou uma saga para conseguir sacar o dinheiro de contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS): passou por três agências e percorreu 100 km. Morador de Goianira, na Região Metropolitana de Goiânia, ele só conseguiu pegar os R$ 700 nesta quinta-feira (13), em uma agência da capital que teve o horário estendido.
Tetraplégico passa por 3 agências e percorre 100 km para sacar FGTS



A saga começou no sábado (8), primeiro dia de saques para quem nasceu entre março a maio. Leandro e a mãe, a costureira Maria do Carmo Souza, de 57 anos, foram à agência de Goianira sacar o dinheiro. Porém, criminosos explodiram a unidade da cidade e não há previsão para retorno do atendimento.


Na terça-feira, a dupla percorreu 20 km até Inhumas. Segundo Leandro, ele esperou duas horas até a senha dele ser chamada. Ao chegar ao caixa, o sistema caiu. Mãe e filho ficaram mais uma hora na unidade, mas não deu certo e voltaram para casa sem dinheiro.


"O atendente disse que não tinha hora para voltar o sistema. E o moço que levou a gente tinha compromisso. Depois de três horas lá tive de voltar para casa sem o dinheiro", relatou. A Caixa informou que o atendimento na unidade já está regularizado.


Na manhã desta quinta-feira, mesmo sem saber que a agência da capital abriria mais cedo, Leandro resolveu arriscar, pegar um ônibus e viajar 30 km até Goiânia. Finalmente, deu certo. Com o dinheiro no bolso, a viagem de volta ficou melhor.


"Não estou nem acreditando. Já estava achando que não era para receber esse dinheiro", brincou.


Leandro sacou o dinheiro de duas empresas que trabalhou como entregador. Inclusive, foi durante uma entrega que ele sofreu um acidente, em outubro de 2011, e ficou tetraplégico. Desde então, o goiano e a mãe vivem com o dinheiro da aposentadoria.


“Veio em uma hora boa esse dinheiro. Tem conta demais para pagar. Tenho que comprar remédios para minha mãe que passou por uma cirurgia. Ela não trabalha desde o acidente porque tem que cuidar de mim”, relata.


O movimento em agências da Caixa da capital foi tranquilo nesta manhã. Muitos trabalhadores não sabiam do horário estendido, das 8h às 16h.

Saques

Desde o dia 8 , mais de 284 mil goianos nascidos entre março e maio já estão autorizados a sacar o dinheiro do FGTS. De acordo com a Caixa, em Goiás, mais de R$ 254,1 milhões estão disponíveis para saque.


Quem faz aniversário em junho, julho e agosto poderá retirar o benefício em maio. Nascidos em setembro, outubro e novembro poderão fazer o saque em junho. Em julho, deverão sacar os nascidos em dezembro.


Segundo a Caixa, as pessoas que não conseguirem fazer a retirada do dinheiro dentro do seu mês do calendário e nem até 31 de julho não conseguirão fazer o saque em outra data.


Regras

Antes, os valores das contas inativas só podiam ser retirados por quem estivesse desempregado por, no mínimo, três anos ininterruptos. Agora, têm direito ao saque os trabalhadores que foram dispensados por justa causa ou pediram demissão até 31 de dezembro de 2015.


O gerente regional da Caixa Econômica Federal em Goiás, Jonatas Ferreira de Oliveira, explica que a retirada não pode se feita de contas ativas, ou seja, aquelas em que o atual empregador deposita o FGTS.


"Quem está encostado e recebe auxílio-doença, por exemplo, ainda tem o contrato considerado como vigente e não tem direito. Já quem foi demitido ou pediu para sair da empresa até dezembro de 2015, esse sim vai receber", reforçou.


G1

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!