ULTIMAS NOTÍCIAS

Governo do Estado realiza Festival de Arte e Cultura na Escola
sexta-feira, 7 de julho de 2017 Posted by Silvano Silva ✔


 Governo do Estado realiza Festival de Arte e Cultura na Escola
A Secretaria de Estado da Educação (SEE) realiza das 9h às 16h30 deste sábado (8), na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, na Capital, o evento Arte em Cena: Festival de Arte e Cultura na Escola. A iniciativa é focada na temática, Juventude: emoções, vivências e cultura de paz e objetiva estimular o interesse, a apreciação e a produção artístico-cultural entre os educandos da rede estadual de ensino, valorizando a arte como forma de crescimento social e estético.


O evento vai reunir cerca de 500 alunos das escolas estaduais de Ensino Médio, localizadas nas 14 Gerências Regionais de Educação (GREs), professores da disciplina de Artes, gerentes das GREs, gerentes executivos e técnicos da SEE. O Festival conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Fundação Espaço Cultural (Funesc) e da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

A secretária Executiva de Estado de Gestão Pedagógica Roziane Marinho explicou que a iniciativa do Festival é fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico da escola e experiências culturais e artísticas das comunidades locais, contemplando a diversidade cultural. “Realizar mapeamento da produção artística na rede estadual de ensino, valorizando os talentos artístico-cultural dos estudantes desenvolvidos, focando espaços de produção, criatividade e fruição pelas artes”, observou Roziane.


Pela manhã, a programação do evento conta com a assinatura do edital do festival e a parte cultural, com apresentação musical, apresentação teatral “arte em cena: semeando talentos”, por alunos do grupo artístico Paraíba Sim Senhor, da Escola Cidadã Integral Técnica Pastor João Pereira Gomes Filho, de João Pessoa e o lançamento do Projeto Tô Ligado na Leitura, proposta da Secretaria de Estado da Educação, que consiste em fortalecer as experiências e projetos de incentivo à leitura, já implementados pelas escolas da rede estadual. Será exibido o filme “Nunca me Sonharam”, direcionado a alunos do Ensino Médio.

A partir das 14h haverá o Circuito Cultural com a participação de alunos divididos em grupos, para realização de atividades culturais, tais como: artes visuais, teatro, música, dança e literatura.


O Filme: “Nunca me sonharam” é uma frase dita no meio do filme por um jovem estudante de uma escola pública da cidade de Nova Olinda, interior do Ceará. São pensamentos de jovens que não costumamos ver nesse lugar de reflexão em filmes, matérias e reportagens quando o assunto é educação. Jovens que vivem a realidade da rede pública brasileira, que corresponde a 85% de todo o ensino brasileiro. O diretor Cacau Rhoden faz um filme que, além de falar de históricos problemas e boas práticas, reequilibra o lugar de vozes e regiões no debate da educação.

“Nunca me sonharam” é um manifesto sobre a educação em que o texto ganha diversas vozes carregadas de pensamentos, e não apenas de denúncias, como forma de abordar as desigualdades. E o melhor: a fala dos personagens jovens no filme está do tamanho que eles são, respeitando o momento da vida deles. O documentário tem jovens falando sem imitar discursos prontos. Com sinceras e reflexivas vozes, expressam desejos, percepções, conflitos, desafios e uma forte consciência da necessidade de pensar sua trajetória de vida. É certo que, pela centralidade em depoimentos, o documentário pode envolver mais quem vive ou se interessa pela questão da educação no cotidiano. Isso por si só já seria uma qualidade, pela capacidade de orquestrar um discurso que produza sentido ao conjunto de pessoas que participam da luta pela educação de qualidade no país. Mas o filme, por sua intimidade e cumplicidade com os entrevistados, 
Pbagora

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!