ULTIMAS NOTÍCIAS

Hemocentro realiza primeira coleta de sangue no Hospital Metropolitano de Santa Rita
quinta-feira, 12 de abril de 2018 Posted by Silvano Silva ✔


O Hemocentro da Paraíba realizou, nessa quarta-feira (11), a primeira campanha de doação de sangue no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita. A coleta de sangue teve o objetivo de sensibilizar os colaboradores sobre a importância da doação, além de melhorar o estoque do Hemocentro para dar suporte às cirurgias cardíacas que serão realizadas na unidade hospitalar.
Para a supervisora da Agência Transfusional do hospital, Jane de Sousa Meireles, a ação de captação de doadores deverá ser uma ação contínua. "O Hospital Metropolitano de Santa Rita vai fazer uma parceria com o Hemocentro para ajudar na captação de doadores. Isso é fundamental porque vamos ser um hospital onde serão realizadas cirurgias eletivas cardiológicas e neurológicas, somos um hospital de referência nessas áreas", frisou.
A primeira campanha de doação foi voltada especialmente para a participação dos colaboradores para que os profissionais possam mobilizar familiares de pacientes sobre a importância de doar sangue e salvar vidas.
Para a primeira a doadora da campanha, a técnica de enfermagem Hervelly Keila, a campanha foi a oportunidade de desmitificar medos e preconceitos sobre doação. "Sempre tive vontade de doar, mas não tinha tempo nem coragem para ir ao Hemocentro, agora, eu que já sei como tudo acontece. É rápido, fácil e seguro. Nem dá para sentir dor", afirmou.
Convivendo com urgências, o enfermeiro da UTI cardíaca, Antônio Gomes Geraldo Filho, já é um doador e aproveitou a campanha para fazer mais uma doação. "Sei que sem sangue as cirurgias cardíacas não acontecem. Comecei a doar para ajudar um amigo que estava precisando há pelo menos cinco anos. Eu sou um incentivador da doação de sangue e quero estimular mais pessoas para serem doadoras", contou.
A administradora Alessandra Nogueira também estava satisfeita com a ação. "Eu me sinto muito bem doando sangue, na verdade, me sinto útil em ajudar alguém que vai precisar de uma transfusão. Tenho um sangue raro, (O negativo), e mesmo não sabendo quem é a pessoa que vai receber meu sangue eu fico muito feliz ", afirmou.
Para a telefonista Ana Maria Ferreira, a campanha foi o momento de enfrentar o medo de agulha. "A causa é nobre, apesar do medo da agulha usada para coleta de sangue eu resolvi participar da campanha. Quero fazer minha parte e ajudar a quem mais precisa", declarou.
Em sua primeira doação, o enfermeiro Francisco Leandro revelou que estava ansioso até o momento de sentar na cadeira para coleta de sangue. "Após a doação, a gente percebe que todo o processo é simples. Dói quase nada, apenas uma leve picada. Essa campanha foi muito importante para mostrar aos parentes de pacientes sobre a importância da doação", disse.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro da Paraíba, Elaine Santana, o atendimento aos doadores de sangue através de coleta externa é um serviço ofertado pela instituição mediante agendamento.
O agendamento dos serviços é realizado a equipe do Serviço Social do Hemocentro da Paraíba através do telefone 3218-7698 ou pelo endereço eletrônico (hemocentropbsocial@gmail.com).
Secom-PB 

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!