ULTIMAS NOTÍCIAS

Seminário em Sapé discute interculturalidade com 500 profissionais de educação da cidade
sexta-feira, 1 de julho de 2011 Posted by Silvano Silva ✔




Educação inclusiva, sexualidade, violência e gestão democrática, entre outros temas, estarão na pauta de cerca de 500 educadores do município de Sapé nos próximos dias 4 e 5 de julho, durante o Seminário Municipal de Educação da cidade (Semed). Promovido pela prefeitura municipal de Sapé em parceria com o projeto “Juntos pelo Desenvolvimento, em Defesa dos Direitos”, o evento pretende promover uma reflexão sobre teorias e práticas que buscam superar desigualdades e exclusão dentro da escola. O tema central do seminário será “Por uma Educação Intercultural”.

Esta é a terceira edição do seminário, que acontece sempre no início do segundo semestre letivo e é oportunidade para que os professores participem de capacitações, mas também de um planejamento em conjunto. A programação começa na segunda, dia 4, às 9h, com uma palestra sobre o tema central, e segue à tarde com oito diferentes oficinas sobre temas como a relação interpessoal no trabalho, nutrição e cuidados com a voz, até escola inclusiva, gestão democrática, sexualidade, violência e segurança no trabalho. Já no dia 5, a programação será focada em oficinas de leitura e escrita.

De acordo com o assessor pedagógico da prefeitura de Sapé, Genilson Gomes de Araújo, a divisão temática em diversos eixos tem como objetivo “discutir caminhos para a construção de políticas públicas para uma educação intercultural”. Segundo ele, será “abordado o possível e o necessário para a compreensão da diversidade humana e para a construção da diversidade de mundos”. O evento acontecerá pela manhã na casa de recepções Athena e à tarde na Escola Luiz Ignácio Ribeiro Coutinho.

Juntos pelo Desenvolvimento – A parceria no Semed faz parte de um projeto que acontece também nas cidades de João Pessoa e Bayeux, através de uma parceria entre a Pastoral do Menor, a Concern Universal Brasil, a Associação Comunitária Nova Vida e a Casa Pequeno Davi. As ações visam o desenvolvimento comunitário a partir do conhecimento dos direitos e dos mecanismos legais de participação, com foco nas políticas públicas de saúde, educação e saneamento e contam com o apoio da União Europeia e do Governo da Grã Bretanha.

Aline Oliveira
Assessora de Comunicação
Concern Universal Brasil

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!