Como fazer marketing político no Twitter, veja algumas dicas
Com
a chegada das eleições proporcionais, certamente muitos candidatos
estão se perguntando como fazer marketing político no Twitter. Faz
sentido essa preocupação, já que o marketing político digital terá uma
participação relevante nas eleições de 2012 e as redes sociais
desempenharão uma função crucial nestas campanhas. O que se viu nas
eleições anteriores foram candidatos usando o Twitter como ferramenta de
marketing político eleitoral, mas, infelizmente, nem todos os casos
foram “cases de sucesso”. O marketing político no Twitter, na maioria
das vezes foi uma verdadeira aula do que não fazer.
A estrutura do marketing político no Twitter
O Twitter não é uma campanha de marketing político eleitoral em si,
mas somente uma das ferramentas disponível para esse tipo de campanha,
por isso é necessário integrá-lo a outras ações de marketing digital
para que ele possa atingir todo o seu potencial. Muita gente, nas
últimas eleições achou que só pelo fato de ter criado uma conta no
Twitter estaria realizando uma campanha de “marketing político digital”.
Ledo engano.
Para se pensar em fazer uma campanha de marketing político no
Twitter, deve antes de tudo ter uma estrutura, conteúdo relevante e
pessoal capacitado na veiculação e monitoramento. O conteúdo não pode
ser exclusivamente auto-promocional, muito pelo contrário, ele deve ser
informativo e acima de tudo participativo. As mídias sociais como
ferramenta de marketing eleitoral partem do pressuposto de que haverá
interação entre o candidato e o eleitor. Sem isso, não faz o menor
sentido estar no Twitter nas eleições.
Veja algumas sugestões de conteúdo interessantes para uma campanha de marketing eleitoral no Twitter:
Forneça orientações sobre questões relativas a importância do voto consciente;
Questione seus seguidores sobre que tipo de propostas eles teriam para apresentar;
Informe sobre sua agenda eleitoral e locais onde poderá ser encontrado;
Use o seu Twitter da campanha eleitoral como uma vitrine das eleições e não somente da sua candidatura.
Lembre-se que acima de tudo, o conteúdo publicado no Twitter deve
estar alinhado com o conceito da campanha traçado durante o processo de
planejamento estratégico digital da campanha.
Gestão de uma campanha de marketing político no Twitter
O Twitter é atualmente uma das ferramentas mais estratégicas em
termos de marketing digital. Hoje em dia é usado por pequenas e médias
empresas como uma poderosa ferramenta de relacionamento com seus
clientes. Por isso, é necessário ter pessoal capacitado para gerir essa
ferramenta. Em nosso curso de marketing político digital eleitoral,
fazemos questão de colocar a capacitação da equipe como fator
fundamental para o sucesso de uma campanha eleitoral. O suporte de um
analista de mídias sociais, ou a contratação de uma agência digital para
gestão das redes sociais em uma campanha eleitoral é fundamental para o
sucesso neste tipo de ação de marketing nas mídias sociais.
Não dá para improvisar colocando pessoal despreparado para gerir seus
perfis nas redes sociais. O analista de mídias sociais, além de ser um
profissional com profundo conhecimento das ferramentas, possui uma outra
qualidade fundamental para uma campanha de marketing político nas redes
sociais, ele sabe como gerenciar as terrivelmente famosas crises nas
redes sociais. Felizmente, no Brasil temos ótimos profissionais neste
segmento, muitos deles formados em nosso cursos direcionados às mídias
sociais.
Marketing político no Twitter – Monitoramento é decisivo
Não faz o mínimo sentido tentar usar o Twitter como santinho digital a
ser jogado na rede sem um acompanhamento de resultado e interação com
os eleitores. Por isso é fundamental que uma campanha de marketing
político no Twitter seja acompanhada de uma forte estrutura de
monitoramento das redes sociais. Mal entendidos e centrais de boatos
podem fazer um estrago na sua imagem digital e um bom monitoramento pode
identificar esse tipo de problema logo quando surgem, tornando bem mais
fáceis as ações de esclarecimento e correção.
Portanto, se você pensa em promover ações de marketing político no
Twitter nas próximas eleições, fique atento a esses pontos para não
acabar se decepcionando com suas ações de marketing político digital nas
redes sociais.
Por Eleitor Digital
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