Internautas criam campanha contra lixo eleitoral
Contra
a sujeira nas ruas provocada pelas propagandas políticas, uma
jornalista e um publicitário resolveram criar a campanha “Quem suja
agora, vai sujar depois”, que usa apenas redes sociais para divulgar o
protesto.
Com a liberação da propaganda eleitoral, panfletos e santinhos passam
a compor o cenário urbano, sendo deixados muitas vezes nas calçadas e
ruas.
Segundo Isabella Meneses, 29, uma das idealizadoras do movimento, seria possível fazer uma campanha com menos uso de papel.
Para a jornalista, a internet é capaz de gerar “marketing
boca-a-boca” suficiente para fazer com que as pessoas que não têm acesso
à internet saibam quem são os candidatos na disputa.
“A sujeira provocada pelas propagandas provocam problemas para a
cidade, gera lixo, entope bueiros. Tudo está errado”, afirma Meneses.
Por meio de páginas no Facebook, Twitter e YouTube, o projeto divulga as ideias do movimento e ainda propõe contribuições de internautas.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Paulo, a
quantidade de lixo recolhido nas ruas aumenta cerca de 10% na época das
eleições.
Em 2010, foi registrada uma média diária de 275 toneladas de lixo
coletada na cidade durante o período eleitoral, enquanto, nos outros
meses do ano a média foi de 250 toneladas por dia.
Veja um vídeo do “Quem suja agora, vai sujar depois” e entrevista com a idealizadora do projeto.
Com o Paraibaurgente
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