Anatel seleciona voluntários para medir qualidade da banda larga
O
ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e o vice-presidente da
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Jarbas Valente,
apresentaram hoje, em entrevista coletiva à imprensa, detalhes do
projeto de medição da qualidade da banda larga fixa no Brasil. O projeto
depende da participação da sociedade para ser implementado, uma vez que
os equipamentos de medição da internet serão instalados nas conexões de
voluntários.
A medição, que começa no mês de outubro, está prevista no Regulamento
de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia (RGQ-SCM –
aprovado pela Resolução Anatel 574/2011). Os primeiros resultados devem
ser divulgados, pela Agência, em dezembro deste ano.
De acordo com o conselheiro Jarbas Valente, o objetivo do projeto é
reunir informações suficientes para a adoção de medidas que permitam a
progressiva melhoria do serviço. “Trata-se de uma medição em todo o
território nacional que fornecerá dados importantes para as ações da
Anatel”, avaliou.
Espera-se, em todo o Brasil, a mobilização de cerca de 12 mil
usuários do serviço. Jarbas Valente informou que a adesão ao projeto não
exige conhecimentos avançados de informática dos voluntários. “Basta
ligar o equipamento de medição ao modem ou ao roteador e deixá-lo
funcionando. O usuário não precisa fazer nada além disso”, explicou.
Segundo o ministro Paulo Bernardo, a medição contribuirá de forma
decisiva para a elevação da competição da banda larga fixa no país, pois
o consumidor terá parâmetros objetivos para comparar os serviços das
diversas prestadoras. Na sua avaliação, a comparação estimulará as
empresas a investir mais para assegurar a qualidade dos serviços e a
reduzir preços para ampliar sua base de clientes. “Esse regulamento de
qualidade aprovado no ano passado é mais avançado do que de outros
países”, disse Paulo Bernardo.
Jarbas Valente e Paulo Bernardo anunciaram ainda a criação do perfil
específico da Anatel no Facebook para divulgação do programa de medição
da qualidade da banda larga no Brasil. Para mais informações,
acessehttp://www.facebook.com/anatel.qualidade.banda.larga
O processo de medição da qualidade da banda larga será coordenado
pela Anatel por meio da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ). No
Brasil, será adotada a mesma tecnologia usada e aprovada em mais de 35
países, como Estados Unidos e Reino Unido, em iniciativas semelhantes.
Os resultados dessas medições permitirão à Anatel conhecer com maior
precisão a qualidade do serviço em todo o País e, assim, adotar as
medidas necessárias para que sejam cumpridas as metas estabelecidas na
regulamentação da Agência.
O superintendente de Serviços Privados, Bruno Ramos, informou que,
para a medição da qualidade da banda larga fixa, o projeto abrangerá
usuários das prestadoras do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) com
mais de 50 mil acessos: Oi. NET, Telefônica/Vivo, GVT, Algar (CTBC),
Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom.
Podem ser voluntários do programa todos os usuários que tenham
contrato de prestação de serviço de banda larga fixa em seu nome. Para
se candidatar, é necessário informar os dados pessoais e os do serviço
contratado, por meio do cadastro disponível no portal
www.brasilbandalarga.com.br. Funcionários das empresas analisadas não
poderão ser voluntários.
Após análises das características dos consumidores e dos serviços por
eles contratados, será feita uma seleção para garantir que a amostragem
represente os diferentes perfis de consumidores da banda larga fixa no
Brasil. Serão acompanhados indicadores como velocidades de upload e
download, latência, variação da latência (ou jitter) e perda de pacotes.
Os selecionados pela EAQ não terão qualquer ônus para instalação dos
equipamentos e também não serão remunerados. Os voluntários receberão um
aparelho batizado de whitebox, que fará a medição ao ser conectado ao
modem/roteador de cada residência ou empresa. A aferição nos
equipamentos instalados nos computadores será diária e ininterrupta. O
equipamento não coleta qualquer informação pessoal, nem interfere ou
monitora a navegação do usuário.
Além de colaborar para aferição da qualidade da banda larga, cada
voluntário receberá relatório mensal com dados relativos à qualidade do
serviço em sua residência ou empresa.
A metodologia e procedimentos referentes às medições foram definidos
pelo Grupo de Implantação de Processos de Aferição da Qualidade (GIPAQ),
grupo de trabalho coordenado pela Anatel, com participação de
representantes das Prestadoras, da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ)
e de entidades convidas, como o CGI.Br e o Inmetro.




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