Governo e Instituto Alpargatas incentivam prática do taekwondo em Santa Rita
Governo e Instituto Alpargatas incentivam prática do taekwondo em Santa Rita
O projeto existe há 12 anos e atua na Comunidade João Paulo II, no bairro do Geisel, em João Pessoa; no bairro Alto das Populares e Tibiri II, em Santa Rita; e no município de Itabaiana. “Nosso objetivo é levar o projeto para todo o Estado devido a sua importância social de incluir os jovens desde cedo no esporte. Atualmente, temos 300 atletas numa faixa etária entre 7 e 29 anos, mas já passaram por aqui mais de 1500 e muitos deles ganharam prêmios importantes e se tornaram atletas conhecidos no Brasil”, destacou o instrutor José Ronaldo Souza, que ganhou medalha de ouro no 2º Pan-americano de Taekwondo, no Texas, Estados Unidos.
O instrutor e atleta José Ronaldo iniciou sua carreira dando aulas para filhos de funcionários da empresa Alpargatas, onde era funcionário. Após conquistar vários prêmios nacionais e internacionais, o atleta ganhou destaque e incentivou o projeto tornando-se referência de futuro no esporte para seus alunos.
O taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador e estas etapas correspondem aos “geups” e “dans”. Cada “geup” está relacionado a uma faixa colorida que é amarrada na cintura. As graduações variam da faixa branca, amarela, verde, azul, vermelho até a preta. Neste projeto mais de 40 atletas já conseguiram a faixa-preta e muitos deles auxiliam o instrutor José Ronaldo nas aulas.
É o caso do atleta Alan Ewerton da Silva, de 15 anos. Com apenas 7 anos, ele começou a treinar no Centro Social Urbano do Alto das Populares e atualmente tem um currículo extenso de premiações importantes. Por sete vezes foi Campeão Paraibano de Taekwondo, três vezes Campeão Brasileiro, conquistou o terceiro lugar na Copa América e ganhou ouro no Sul-americano de Taekwondo, disputado em julho na Argentina.
“Eu passava todos os dias aqui na frente para ir à escola e achava bonito os atletas fardados. Hoje estou aqui ajudando a dar aulas. Agradeço a Deus e ao projeto que me livrou do maus caminhos e com muito foco, força e fé vou continuar treinando para as futuras competições”, destacou o jovem atleta.
Para os atletas se manterem no projeto o critério de avaliação escolar também é analisado, pois os alunos precisam apresentar notas na média. Mesmo com prêmios de competições na Copa América e no Brasileiro de Taekwondo, esta é uma preocupação da a atleta Alana Brenda, de 14 anos.
“Estou no primeiro ano do ensino médio e concilio os treinos com as aulas. Pretendo continuar no esporte e, também, prestar vestibular para educação física”, destaca.
Na ocasião, esteve presente o analista do Instituto Alpargatas, Linaldo Macena, que destacou a parceria com o Governo do Estado neste projeto e enfatizou a ação da empresa nas comunidades onde estão instaladas suas fábricas. “Nosso foco é atuar na comunidade que estamos inseridos para ajudar tanto os filhos dos funcionários quanto a comunidade em geral através do esporte e da promoção de cursos profissionalizantes”, disse.
Ainda estiveram presentes o Mestre Nascimento (instrutor do Geisel), professor Jessé (Itabaiana) e o presidente da Federação Paraibana de Taekwondo, Marcelo Guimarães.
CSUs – Os treinos ocorrem no Centro Social Urbano (CSU), que também oferece diversas atividades a população como reuniões de associações, grupos de idosos e cursos profissionalizantes. Em todo o Estado existem 16 CSUs.
No momento estão sendo concluídas turmas dos cursos de costura industrial, garçom, eletricidade predial e residencial. “Estamos programando novos cursos a pedido da comunidade na área de gastronomia, mecânica em refrigeração e moda íntima. O importante é que todos já saem daqui com certificado e encaminhados ao mercado de trabalho”, esclarece a diretora do CSU, Luiza Araújo.
O CSU de Santa Rita funciona de segunda a sexta-feira e está localizado na Rua Natélia Mendonça, no Alto das Populares.
Secom
Nenhum comentário: