ULTIMAS NOTÍCIAS

Mais de 35 mil links com conteúdo ilegal foram removidos no Brasil em 2013
quinta-feira, 13 de março de 2014 Posted by Silvano Silva ✔


O cerco contra a pirataria de softwares no Brasil aos poucos se fecha. Em 2013, a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) atingiu a marca de 53.426 anúncios, links e sites removidos da web. Os conteúdos davam acesso a arquivos que violavam o Direito Autoral de Software dos associados da entidade. 
Contabilizando apenas os links retirados do ar, foram removidos 35.822, contra 22.854 registrados em 2012, um aumento de aproximadamente 35%. Somente em sites de leilão, foram totalizados 17.468 anúncios de programas de computador removidos. Além disso, 76 websites saíram do ar por conter ofertas ou downloads ilegais.

Como funciona

Ao identificar qualquer conteúdo que viole o Direito Autoral de Programas de Computador, a ABES notifica o próprio portal e os provedores de acesso e solicita a remoção do conteúdo. Se o pedido não for atendido, cabe a entrada de uma ação judicial para resolver o caso. “A ABES está empenhada em garantir a proteção da propriedade intelectual, o combate à concorrência desleal e a aplicação de leis de combate à pirataria de software. O Monitoramento da Internet também faz parte desse esforço. Trata-se de um serviço direcionado aos nossos associados para eliminar as ofertas ilegais de seus programas”, destaca Jorge Sukarie, presidente da ABES.
A ação de monitoramento conta com a parceria do PPPI – Programa de Proteção à Propriedade Intelectual, do Mercado Livre, que promove a remoção de conteúdo ilegal dentro do seu portal. “O PPPI tem nos apoiado e age rapidamente, pois valida o nosso monitoramento. Desta forma conseguimos com que o conteúdo ilegal seja retirado do ar em menos de 24 horas”, finaliza Sukarie.

A entidade

Fundada em 1986, a Associação Brasileira das Empresas de Software é responsável pela defesa da propriedade intelectual, combatendo combate a pirataria de softwares nacionais e internacionais e apoiando iniciativas de fomento à pesquisa, desenvolvimento, inovação e ao desenvolvimento do software nacional. Atualmente a entidade conta com cerca de 1500 empresas associadas ou conveniadas em todo o país e um faturamento anual de US$ 19,8 bilhões ao ano, 33% do faturamento total do setor de TI.


TechMestre 

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!