ULTIMAS NOTÍCIAS

Meteorologia registra chuvas fortes no Sertão da PB
quinta-feira, 13 de março de 2014 Posted by Silvano Silva ✔

Meteorologia registra chuvas fortes no Sertão da PB

Nas últimas 72h choveu forte no Sertão do Estado, deixando o agricultor esperançoso de um bom inverno. Embora a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) tenha registrado a ocorrência de chuvas em 52 municípios, em regiões como Agreste e Litoral, as maiores precipitações ocorreram em cidades sertanejas.

O maior índice pluviométrico foi o da cidade de Pombal, no Sertão, onde choveu 109 milímetros (mm). Conforme o monitoramento da Aesa, desde a última sexta-feira são registradas chuvas intensas em várias cidades sertanejas, cenário que deve se repetir pelos próximos 2 meses, época do ano em que tradicionalmente ocorrem mais chuvas nessa região.

Mesmo renovando a esperança dos paraibanos, que sofrem com os efeitos da seca no Estado, as chuvas que caíram no Sertão também trouxeram alguns prejuízos. Na cidade de Catolé do Rocha, onde a precipitação foi de 67,4mm a chuva provocou alagamentos em alguns pontos da cidade, dentre eles a avenida Deputado Américo Maia, a principal da cidade.

Já em Sousa, onde choveu pelo quarto dia consecutivo, alguns pontos de alagamento se formaram, mas sem causar grandes problemas à população. Lá o índice pluviométrico registrado foi de 38,4 mm. Conforme Ébio Gouveia, gerente de uma loja no centro da cidade, os prejuízos foram pequenos porque a chuva não durou muito tempo. "Para nossa cidade, a chuva foi positiva, pois o açude que abastece Sousa (São Gonçalo) está com apenas 16% de sua capacidade. O que vier de água para nós será bom", disse.

Outras cidades do Sertão que registraram índices pluviométricos consideráveis foram Brejo dos Santos (82,7mm), São Francisco (76mm), Vieirópolis (71,5mm), Triunfo (68,2mm) e Poço de José de Moura (51,2mm). Também choveu em João Pessoa (35,2mm) e Campina Grande (1,6mm). PBAgora

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

1 Comments: