ULTIMAS NOTÍCIAS

Site Catraca livre ressalta Vale dos Dinossauros. Turistas seguem pegadas pré-históricas na Paraíba
sexta-feira, 7 de março de 2014 Posted by Silvano Silva ✔

Passarelas que parecem flutuar sobre milenares camadas de solo petrificadas, dinossauros gigantes espalhados pelo parque e pegadas de Iguanodonte Mantelli e Noasauridae, que um dia caminharam ao lado do rio local.

A descrição até parece cenário de algum daqueles filmes jurássicos com bilheteria milionária. Mas no Alto Sertão da Paraíba, a 444 km de João Pessoa, esta paisagem já é conhecida pela população de Sousa.

Reinaugurado em 2013, após um investimento de R$ 1,2 milhão entre o governo e a Petrobrás, o Monumento Natural Vale dos Dinossauros é considerado um dos principais sítios paleontológicos do Brasil e abriga marcas deixadas por, pelo menos, quatro espécies de dinossauros que passaram pela região, há cerca de 165 milhões de anos.

Localizado em uma área de mata preservada de 40 hectares, o parque possui setores onde é possível observar sobre passarelas suspensas 50 pegadas fossilizadas do dinossauro carnívoro Noasauridae e outras 53 marcas do herbívoro Iguanodonte Mantelli, que viveu na Terra há 110 milhões de anos. No local, o visitante encontra também treze camadas de lama que guardam, cada uma, 10 milhões de anos de história.

Descobertas no final do século 19 pelo fazendeiro local Anísio Fausto Silva, as pegadas começaram a ser estudas, cientificamente, no início do século seguinte pelo engenheiro Luciano Jacques de Moraes.

Eduardo Vessoni/Viagem em Pauta
Eduardo Vessoni/Viagem em Pauta
Réplica de dinossauro que habitou o sertão paraibano
Embora não fosse especializado em paleontologia, Moraes fez descrições detalhadas acompanhadas de desenhos daqueles rastros para publicação, em 1924, no livro “Serras e Montanhas do Nordeste”.
Na nova fase do projeto, o Vale dos Dinossauros conta com um novo museu com painéis explicativos, calçamento das antigas trilhas de cascalho, novos quiosques de madeira, uma lanchonete, e mirantes de observação seguindo as normas de acessibilidade.


VALE DOS DINOSSAUROS
Onde: Município de Sousa, no Alto Sertão da Paraíba
Tel.: (83) 9115-6876/8811-3265
Horário: Terça a domingo, das 8h às 17h
Entrada: Catraca livre


Catraca Livre 

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!