ULTIMAS NOTÍCIAS

19 cidades lançam programação junina
sábado, 31 de maio de 2014 Posted by Silvano Silva ✔

Durante o lançamento da programação junina, os municípios apresentaram as principais atrações para o período. Compartilhe

Kleide Teixeira
Atrações se apresentaram em um animado arraial montado em frente ao Centro Turístico de Tambáu
Quadrilhas juninas, orquestra sanfônica, forró pé de serra e gastronomia marcaram o lançamento da programação junina de 19 cidades da Paraíba. O evento promovido pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) em parceria com o Sebrae Paraíba e a Fecomércio foi realizada no final da tarde de ontem, em João Pessoa.
As atrações se apresentaram em um animado arraial montado em frente ao Centro Turístico de Tambáu e chamou atenção de turistas e de pessoenses que passavam pelo local.
Durante o lançamento da programação junina, os municípios apresentaram as principais atrações para o período. A primeira cidade a abrir os festejos será Piancó que já tem apresentações a partir de amanhã.
A segunda será Campina Grande, onde a festa começa na próxima sexta-feira, além destas duas, divulgaram suas programações João Pessoa, Bananeiras, Solânea, Remígio, Serraria, Cabedelo, Baía da Traição, São Mamede, Pedras de Fogo, Belém, Alagoa Grande, Borborema, Alagoa Nova, Santa Rita, Lucena, Queimadas e Sousa.
A presidente da PBTur, Ruth Avelino, destacou que o período junino é um dos mais importantes para o turismo na Paraíba.
“Depois da alta estação do verão, a época das festas juninas é o melhor período para o turismo. Ele gera ocupação hoteleira na casa dos 82%, além disso, bares e restaurantes têm grande movimentação, a partir daí a população ganha muito porque turismo é economia pura, é a geração do emprego e renda e é a movimentação de dinheiro na cidade”, afirmou Ruth Avelino.
De acordo com a presidente da PBTur, os festejos juninos na Paraíba incrementam em 30% o fluxo de turistas no Estado.
Nos estandes disponibilizados para os representantes das prefeituras mostrarem o artesanato, a gastronomia e a programação das festas juninas, a população teve acesso a panfletos e material de divulgação das festas.
Em Bananeiras, os festejos começam no dia 20 de junho e vão até o dia 23. A expectativa é que cerca de 25 mil pessoas por dia participem da festa que acontece em praça pública e contará com 18 atrações que se apresentam entre as 15h até as 4h do dia seguinte.
“Serão quatro dias de festa com muito forró, alegria e animação”, declarou o prefeito do município, Douglas Lucena. Segundo ele, a cidade, além de um clima acolhedor e de um povo tranquilo promove uma festa tradicional. “Nos últimos cinco anos o São João de Bananeiras não registrou nenhuma ocorrência policial. A festa valoriza e privilegia o São João tradicional, o forró autêntico. Este é um diferencial que termina por atrair um público familiar, que aceita e estimula o resgate das nossas raízes”, concluiu.
Já em Campina Grande, a festa vai de 6 de junho a 6 de julho, e além das atrações musicais, festivais de quadrilha e casamento coletivo, na apresentação feita na PBTur, mereceu destaque o Memorial do Maior São João do Mundo. A fundadora do espaço, Clea Cordeiro Rodrigues, explicou que o memorial vai funcionar em horário estendido, das 13 às 22h, a partir da abertura dos festejos. O espaço fica na avenida Tiradentes, próximo ao Parque do Povo, local da festa junina.
“O Memorial do Maior São João do Mundo fala da festa. Ele conta a história da festa desde de 1983 até os nossos dias, através de cartazes, folderes, fotografias e jornais. É uma verdadeira viagem no tempo, viagem de emoção. Quem visita o memorial se emociona”, afirmou.
Os representantes de Piancó trouxeram a gastronomia e artesanato para a divulgação da festa junina que a cidade realiza de 1º a 13 de junho. No estande, turistas e pessoenses além de terem acesso a programação junina da cidade experimentaram pamonha e conheceram as bonecas de pano feitas na região.
“Nossa cidade tem cultura, artesanato, gastronomia e encantos naturais para o turista conhecer”, pontuou João Leite, secretário de Cultura do município.
A recifense Lourdes Borges que comemorava 84 anos se encantou com o lançamento da programação junina da Paraíba. “O forró está muito animado e as quadrilhas juninas estão bonitas. Tenho vontade de participar da festa”, declarou ao assistir a apresentação da quadrilha vinda de Bananeiras.

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!