ULTIMAS NOTÍCIAS
Cultura esquecida, aboio é tema de documentário
domingo, 25 de maio de 2014 Posted by Silvano Silva ✔

Produção rodada em Gurinhém, Salgado de São Félix e Sapé, será lançada na próxima terça-feira (27) em São José dos Ramos.

 

Fotos: divulgação/Secom-PB

 

Documentário aborda a vida dos vaqueiros aboiadores das regiões paraibanas da Zona da Mata e do Agreste, ‘Aboio: A Voz Encantada do Vaqueiro’ será lançado na próxima terça-feira na cidade de São José dos Ramos, a 60 km de João Pessoa.
A produção, que tem patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura – Lei Augusto dos Anjos, do governo do Estado, será lançada às 19h30 na Praça Noé Rodrigues de Lima.
Com direção de Miguel Teles, Aboio foi filmado nos municípios paraibanos de Gurinhém, Salgado de São Félix, Sapé e São José dos Ramos, com imagens em sítios e fazendas, onde ainda reside a cultura do canto secular, contando também com depoimentos de pesquisadores sobre o assunto.
Com ‘Aboio: A Voz Encantada do Vaqueiro’, os produtores Laura Maurício e Dágina Chaves, e o diretor Miguel Teles, desejam tornar visível a cultura já um tanto esquecida, trazendo à tona esses locais pouco industrializados e as inquietações decorrentes das transformações no campo que afetam os vaqueiros no exercício da sua profissão.
Para o diretor, o Sertão possui os quatro sentidos na alma. "O Sertão tem cheiro, gosto, cor e som. Dentre todos os sons, nenhum é mais característico no Sertão do que o canto do vaqueiro", comenta.
Ainda segundo Teles, a globalização, as cercas, as novas tecnologias aplicadas na agropecuária, a destruição da fauna e da flora, dentre outros, têm contribuído para o desaparecimento gradativo da profissão, somente agora reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social.
"Assim, o documentário tenta mostrar, através da melodia do aboio, a representatividade dos homens do couro na cultura e na tradição deste país”, concluiu Miguel Teles.
 
Secom-PB

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!