ULTIMAS NOTÍCIAS

Escolas da rede estadual de ensino participarão da RoboCup 2014
sábado, 19 de julho de 2014 Posted by Silvano Silva ✔

Escolas da rede estadual de ensino participarão da RoboCup 2014Alunos e professores das escolas da rede estadual de ensino da Paraíba terão a oportunidade de participar da Copa do Mundo de Robótica (Robocup 2014). Os alunos e professores visitarão o Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e os estandes do evento e participarão do Workshop de Robótica Educacional. Todas as Gerências Regionais de Educação (GRE) enviarão participantes e relatos de experiências relacionados ao uso da robótica nas escolas. O evento também contará com a participação de secretários de Educação de vários municípios da Paraíba.

A abertura oficial do evento acontecerá no domingo (20), às 15h. A solenidade será exclusiva para convidados e equipes nacionais e estrangeiras que estão participando do torneio. O acesso ao público em geral será liberado a partir do domingo (20) até quinta-feira (25), sempre das 9h às 18h, quando acontecem as disputas.

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) terá um estande no evento onde os alunos e professores poderão participar de oficinas, visualizar a montagem dos robôs que são enviados às escolas por meio dos kits de robótica e assistir ao relato de experiências de sucesso de professores e alunos de escolas da rede estadual de ensino no uso da robótica.

“Nosso estande terá 40 m2 e funcionará das 9h às 18h com três ambientes diferenciados onde os alunos e professores poderão participar de diversas atividades como as oficinas, que acontecerão às 10h e às 15h. Os alunos também poderão visualizar a montagem dos robôs e assistir às experiências de sucesso no uso da robótica nas escolas da Paraíba, que serão apresentadas por meio de palestras, ministradas por 15 professores da nossa rede”, contou Gustavo Amorim, coordenador de robótica educacional nas escolas da rede estadual.

A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, proferirá a palestra “A robótica frente aos desafios educacionais: mudança de realidades”, no dia 22, às 9h. Em sua fala, a secretária abordará um caso de sucesso de uma escola de Sapé, que por meio da robótica conquistou seus alunos e diminuiu a evasão escolar.

Os alunos de escolas estaduais de outros municípios que visitarão a Robocup 2014 receberão almoço, que será servido na Escola Estadual Benedita Targino, localizada no bairro da Penha. “Teremos muitos alunos do Ensino Médio da nossa rede, por já estarem inseridos no mundo da robótica e eles estarão identificados por suas fardas”, explicou a chefe do Núcleo de Educação à Distância da SEE, Verônica Fragoso.

Workshop de Robótica Educacional –  Evento que acontece dentro da programação da RoboCup 2014, nos dias 22 e 23 de julho. O público-alvo são professores e alunos do ensino fundamental, médio e técnico. A programação do workshop está dividida em palestras, oficinas, mini-cursos e visitas. As inscrições para as atividades do Workshop de Robótica Educacional são gratuitas. Os certificados de participação serão enviados para os e-mails informados pelos participantes durante o cadastro. Os links para acessar o formulário de inscrição e a programação do workshop estão na página eletrônica do evento (http://www.robocup2014.org/?page_id=2986).

RoboCup 2014 – O principal campeonato internacional de futebol de robôs envolverá disputa em cinco categorias principais ou ligas (Soccer, Rescue, Home, Work e RoboCupJunior), incluindo nelas jogos e demonstrações. Oficinas, simpósios, exposições interativas e workshops também estão previstos na programação da RoboCup 2014.

O evento é um campeonato oficial do Ministério do Esporte, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, em conjunto com dezenas de universidades do país. A organização no Brasil conta ainda com mais de 400 professores voluntários.

O projeto também é organizado mundialmente pela RoboCup Federation, que para as competições de robótica é uma instituição equivalente à Fifa para o futebol. O evento acontece em um país diferente a cada ano. Quando há Copa do Mundo, o torneio é realizado, preferencialmente, na nação sede do mundial.



Secom

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!