ULTIMAS NOTÍCIAS

Projeto valoriza diversidade cultural com alunos do “Mais Educação”
sábado, 19 de julho de 2014 Posted by Silvano Silva ✔

Identidade cultural, preconceitos socioculturais e relações étnico-raciais são alguns dos temas que serão abordados

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande (Seduc) realizou nesta sexta-feira, 18 de julho, o II Encontro Pedagógico do Programa “Mais Educação”, para apresentar e discutir o Projeto “Diversidade cultural: conhecendo nosso povo, nossas histórias e nossas raízes”. O objetivo é elaborar propostas pedagógicas interdisciplinares para trabalhar temas como identidade cultural, preconceitos socioculturais e relações étnico-raciais, entre outros.

O encontro aconteceu no auditório do Centro de Tecnologia Educacional Professor Severino Loureiro (CTE), reunindo coordenadores do Programa. Em 2014, o “Mais Educação” está sendo executado em 84 escolas da rede municipal de ensino, o que representa um crescimento de 5,12% em relação ao ano anterior, quando 78 escolas aderiram ao Programa.

Os coordenadores receberam orientações sobre a elaboração de atividades, projetos didáticos e oficinas sobre diversidade cultural. O projeto pode ser desenvolvido nas diversas modalidades de ensino, desde a educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), podendo ser adaptado.

“O projeto oportuniza a comunidade escolar o conhecimento da pluralidade cultural, propiciando a compreensão de seu valor como ser humano pleno e digno”, avalia a diretora técnico-pedagógica da Seduc, Vera Lúcia Nóbrega.

O projeto trabalha com seis eixos temáticos: matrizes da formação cultural brasileira; heranças culturais dos povos africanos, europeus e indígenas; identidade cultural das regiões brasileiras; Campina Grande sua história e sua gente (relativa ao sesquicentenário); preconceitos socioculturais; e, por fim, relações étnico-raciais.

Os temas serão trabalhados nas escolas através de diversas formas de expressão cultural, como danças, músicas, culinária, festas populares, vestuário, artes plásticas, artes cênicas e poesia.

Durante o encontro, foram apresentadas propostas pedagógicas para trabalhar temáticas relativas à diversidade cultural de forma interdisplicinar, com atividades e conteúdos relacionados às disciplinas de língua portuguesa, inglês, matemática, ciências naturais, arte, história, geografia, filosofia e educação física.
Do WSCOM Onlinecom assessoria

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!