ULTIMAS NOTÍCIAS

Jovem com ensino médio lidera busca por emprego em JP
quinta-feira, 20 de novembro de 2014 Posted by Silvano Silva ✔

Na Feira Municipal do Trabalho, cerca de 1.500 vagas estão sendo oferecidas nos setores do comércio, construção e telemarketing.
Rizemberg Felipe Rizemberg Felipe
Áreas que mais concentram oportunidades são o comércio, construção civil e telemarketing, de acordo com o coordenador do Sine-JP
Jovens com ensino médio completo, muitas vezes à procura do primeiro emprego. Esse era o perfil da maior parte das pessoas que procurou os serviços do Sistema Nacional de Empregos de João Pessoa (Sine-JP) na manhã de ontem. O Sine-JP está funcionando integralmente na Feira Municipal do Trabalho, promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, que teve início ontem e segue até amanhã, na área de eventos do Shopping Sebrae.
Juntos, o Sine municipal e o Sine Estadual estão oferecendo cerca de 1.500 vagas. Além disso, a feira disponibiliza outras vagas que não estão cadastradas nos Sines. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), por exemplo, receberá para análise 600 currículos durante a feira. No total, estarão disponíveis aproximadamente três mil vagas de emprego, segundo o secretário do Trabalho, Produção e Renda, Diego Tavares.
As áreas que mais concentram oportunidades são o comércio, construção civil e telemarketing, de acordo com o coordenador do Sine-JP Adênio Neto. Para ele, a importância da feira está em reunir em um único evento as empresas e vagas oferecidas, ao mesmo tempo em que capacita o trabalhador e oferece linhas de crédito para aqueles que desejam empreender. “Assim fechamos o ciclo no que se refere a trabalho, produção e renda”, afirmou.
O superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, afirmou que a feira é uma conjunção de esforços para oferecer crédito, informação e capacitação. “É o primeiro passo entre o mundo do trabalho e o mundo das oportunidades”.
O secretário Diego Tavares concorda que a capacitação é um dos aspectos mais importantes da feira. Segundo ele, faltam profissionais capacitados no mercado. Além das palestras oferecidas na própria feira, também há estandes de universidades e do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que estão recebendo o público para realizar inscrições em cursos profissionalizantes e de aperfeiçoamento.
Os amigos Lucivaldo Silva e José Santana se mudaram de Carpina, município da Zona da Mata de Pernambuco, para João Pessoa porque acreditam que a capital paraibana oferece muito mais oportunidades de trabalho. Desempregados há dois meses, os amigos - que ainda não conhecem bem a cidade - tiveram que pedir informações no caminho para descobrir como chegar ao Bairro dos Estados, onde acontece o evento. “A gente veio para trabalhar e ficar”, disse Lucivaldo.
Já Rafaela Gomes, de 23 anos, está desempregada há três meses e procura uma vaga para nível médio. “Acho que a maioria aqui é nível médio mesmo. Cursei dois anos de faculdade, mas não adianta porque não terminei”, disse.
Bárbara Sena, de 20 anos, e Hienquias Ângelo Souto, de 18, foram em busca do primeiro emprego, ambos para nível médio. “Estou com muita fé de conseguir hoje, pois é uma boa oportunidade. Eu vim de Bayeux para isso. Minha mãe leu sobre a feira no jornal e me mostrou, eu disse logo ‘Vou pra lá!’”, contou Bárbara.

Jornal da Paraiba

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!