ULTIMAS NOTÍCIAS

Não precisa este afobamento', diz ministro sobre inscrição no Fies
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015 Posted by Silvano Silva ✔

O ministro da educação, Cid Gomes, disse nesta sexta-feira (27) que os estudantes que estão com dificuldades em se cadastrar no site do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem ficar tranquilos, mesmo com as dificuldades enfrentadas pelos alunos no momento da inscrição - na última quarta-feira (25) a página chegou a sair do ar, deixando alunos preocupados.
"O prazo do Fies é um prazo grande, portanto não precisa ter preocupação. Foi aberto no início desta semana, e irá ficar até 30 de abril. Podem ficar tranquilos. Eu fui pessoalmente visitar a base do Ministério da Educação onde estão os computadores, simultânemanente tinham cerca 80 mil pessoas na mesma hora, no mesmo instante. Isso era 21h de quarta-feira. Fiquem tranquilos", disse o ministro. "Não precisa este afobamento", concluiu.
Cid Gomes falou sobre Fies e sugeriu mudanças para o Enem (Foto: Dominik Giusti / G1)Cid Gomes falou sobre Fies e sugeriu mudanças
para o Enem (Foto: Dominik Giusti / G1)
Acesso ao ensino superior
Durante a visita ao Pará, Gomes elogiou os mecanismos de acesso ao ensino superior que utilizam a pontuação do Enem. "O Sisu se transformou no principal passaporte para o ensino superior. Foram 205 mil vagas só no primeiro semestre. O PROUNI ofereceu 2013 mil oportunidades através do Enem. Nós devemos, na próxima edição do Fies, ter no Enem o grande passaporte, além de avaliar a qualidade dos cursos oferecidos", exalta.

Apesar disso, o ministro não descarta que o exame sofra mudanças: de acordo com Gomes, hoje o Enem é uma "operação de guerra", devido aos custos e esforços necessários para que a prova seja aplicada com segurança e sigilo. Por isso, o ideal seria que o estudante fosse avaliado "O que nós queremos é transformar isto em uma estrutura usando a internet, usando os computadores,não em um dia só, na mesma hora", e para isto o MEC pretende abrir uma consulta pública para ouvir sugestões quie possam melhorar o Enem.
Estudantes protestaram duranto visita do ministro (Foto: Dominik Giusti / G1)Estudantes protestaram duranto visita do ministro
(Foto: Dominik Giusti / G1)
Agenda em Belém
Gomes participou de uma reunião nesta sexta-feira (28) com o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, para discutir a aplicação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Ele disse que espera visitar mais municípios para conhecer melhor e superar os desafios da educação.
Após o encontro com o prefeito, o ministro seguiu para a Universidade Federal do Pará, onde fará uma visita acompanhado de dirigentes da Secretaria de Ensino Superior e da Secretaria de Educação Tecnológica do MEC.

Na UFPA, estudantes receberam o ministro com faixas protestando contra o corte de verbas para educação. Cid Gomes recebeu os alunos e conversou sobre a situação do ensino superior, respondendo aos questionamentos dos alunos e reforçando que a docência exige vocação, e não apenas remuneração adequada.
G1

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!