ULTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Cultura de Sapé quer dialogar com outras cidades para dinamizar projetos
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015 Posted by Silvano Silva ✔

jairo
Em contato com o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, de Itabaiana, o Secretário de Cultura de Sapé, poeta Jairo Cézar (foto), disse que pretende dialogar com as secretarias congêneres da região para projetos comuns, principalmente na área de difusão da leitura e democratização do livro. “Acredito que Sapé e Itabaiana podem dialogar culturalmente. Vamos provocar isso também com Pilar, São José dos Ramos, enfim, entre as cidades vizinhas. Juntos, poderemos mais”, afirmou Jairo Cézar.
Ele adiantou que já está estudando a realização de rodas de leitura e a criação de um clube do leitor em Sapé. O poeta cordelista Sander Lee, Presidente da recém formada Academia de Cordel do Vale do Paraíba, anunciou que pretende visitar Sapé para dialogar com a Secretaria de Cultura local a fim de viabilizar projetos na área de difusão do cordel naquela cidade.
Para Fábio Mozart, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar em Itabaiana, a disposição de diálogo e troca de experiências entre os municípios é bastante salutar. “Precisamos cobrar das autoridades públicas dessas cidades a inserção no Sistema Nacional de Cultura, que é uma ferramenta pela qual os municípios podem executar, de forma direta com o Governo Federal, políticas públicas de cultura”, disse ele, para quem a cultura é um direito do cidadão garantido na Constituição Federal. “O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar está agendando um encontro entre os secretários da cultura nos municípios do vale do Paraíba para reforçar a ideia do intercâmbio e diálogo sobre expectativas e demandas dos artistas e agentes culturais das cidades da região”, informou ele.
Para o Ministério da Cultura, há problemas estruturais a serem enfrentados nos municípios para a implantação do Sistema Nacional de Cultura. “A falta de consciência política dos artistas e a visão que a maior parte dos prefeitos têm das secretarias de cultura como ‘meras produtoras de eventos culturais’ são entraves a considerar”, publicou o Ministério no seu site.

Com o  pccn.wordpress.com

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!