ULTIMAS NOTÍCIAS

ONU e Itamaraty visitam a PB para tratar do Fórum da Governança da Internet
segunda-feira, 16 de março de 2015 Posted by Silvano Silva ✔

Evento mundial sobre web será realizado em novembro, em João Pessoa, e vai atrair pelo menos três mil pessoas de diversos países
Centro de ConvençõesCentro de Convenções
Uma missão composta por representantes da ONU, do Itamaraty e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) chegará a João Pessoa nesta segunda-feira (16) para discutir pontos relativos aos preparativos da décima edição do Internet Governance Forum (IGF) que terá como sede a capital paraibana. O evento será realizado em novembro deste ano com a participação de cerca de três mil pessoas do mundo inteiro no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima.

Além de uma audiência com o governador Ricardo Coutinho, marcada para a próxima terça-feira (17), está na programação das equipes da ONU, do CGI e do Itamaraty para esta semana, visita ao Centro de Convenções, e uma série de reuniões técnicas com representantes de diversos setores envolvidos na infraestrutura do IFG.
“Receber o IFG, além de uma grande honra para Paraíba e para o Brasil, é também importante para um estado como o nosso que apesar da longa tradição acadêmica nas áreas da tecnologia da informação e comunicação, precisa se apresentar mais no cenário internacional. Seremos, durante esse evento de novembro, a capital mundial da Internet. Por isso, tanto o governo quanto a sociedade civil da Paraíba precisam fazer seu melhor no apoio a ONU e ao CGI”, disse o conselheiro do Comitê Gestor da Internet (CGI) no Brasil e presidente da Associação Nacional de Inclusão Digital (Anid), Percival Henriques.
Esta será a primeira vez que a região Nordeste receberá o evento organizado pela ONU. A primeira vez que o Brasil sediou o IGF, foi em 2007 na cidade do Rio de Janeiro. A equipe ficará na cidade até o próximo dia 20 deste mês.
Internet Governance Forum
O IGF é um evento criado a partir da Cúpula Mundial para a Sociedade da Informação (CMSI), que possuía um mandato de cinco anos, renovado em 2010. O 10º IGF, que será realizado no Brasil, é o último fórum do segundo ciclo. A expectativa é que o evento em João Pessoa recomende mais uma renovação de mandato – que deve durar no mínimo mais cinco anos – e que seja apreciada durante a Assembleia Geral da ONU, em dezembro de 2015. Já em Istambul, no IGF de 2014, houve manifestação para que o fórum seja permanente e não precise sofrer renovações de mandato.


Cpom o Portal Correio

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!