ULTIMAS NOTÍCIAS

Presidio que virou destaque no Brasil pela boas práticas realiza festejos juninos
quarta-feira, 1 de julho de 2015 Posted by Silvano Silva ✔


IMG-20150627-WA0035 IMG-20150627-WA0116 IMG-20150627-WA0118 IMG-20150627-WA0119
O presidio Regional de Sapé vem se destacando em todo Brasil pelas boas práticas no quesito ressocialização. Apesar das condições físicas e financeiras, ser igual ao de todo sistema penal Brasileiro. Pois bem, é um presidio com capacidade para 40 (quarenta) reeducandos e hoje abriga-se naquela casa penal, 197 apenados, e também tem um corpo de Agentes penitenciários o menor do Brasil por quantitativo de presos com apenas três agentes por plantão.
Mesmo assim é hoje o melhor presidio do país, desde a chegada de Antônio Galdino da Silva Neto, que atualmente é capelão da Unipas Internacional, obreiro da Igreja Universal, estudante de direito, jornalista, técnico em segurança pública e consultor em segurança institucional. Houve uma mudança significativa naquela casa, onde estão em execução os seguintes projetos: cinema no presidio, música libertar com a formação do grupo de pagode denominado Pagodão Ressocializando, além de aulas de artesanato com mais de 80 reeducando envolvidos, biblioteca, Rádio Alternativa Ressocializando, malhando para liberdade, ainda assistência a ensino Regular através da Secretaria de Educação do Estado e Município e ensino Religioso através da Universal, Igreja Católica e Outras Denominações.
E ainda existe o projeto a casa do Pai, que é um Sitio que Foi arrendado pela Associação Produtiva de Apoio ao Trabalhador Preso egresso e Família de Sapé, projeto que consiste em plantação e criação de suínos, caprinos, aves como por exemplo Galinha de Capoeira e codorna ainda estão fazendo uma parceria com a secretaria da Pesca do Estado para criação de Peixes.
Tudo isso tem sido possível graças ao apoio direto do Governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho que teve a ousadia de convocar um ex-presidiário para dirigir uma unidade prisional, o convite foi feito há quatro anos quando ele assumiu o seu primeiro mandato como governador da Paraíba.
Hoje o presidio é o mais visitado do Brasil por estudantes, jornalistas de vários meios de comunicação e todos perguntam onde está o segredo de tanto sucesso?
Segundo o Direto e ex-presidiário Silva Neto, como é mais conhecido, em Sapé existe respeito pelos familiares dos internos e pelos internos. “Nós colocamos sempre Deus em primeiro lugar em nossas vidas, isso é o resultado do apoio que temos recebido do Conselho de Direitos Humanos Estadual, das Igrejas de um modo Geral, da Justiça, da Sociedade Civil Organizada e do Governador Ricardo Coutinho, através da Secretaria de Administração Penitenciaria da Paraíba. Agora na comemoração da festa junina, o presidio de Sapé foi destaque mais uma vez com o pernoite que é um projeto em que as esposas dos Reeducandos tem a permissão de dormir uma noite com seus respectivos maridos e participam das festividades dentro do presidio com comida típicas e ainda apresentação de quadrilhas com o folclore regional, toda a organização do evento foi feita pelos próprios reeducandos e familiares”, finalizou o Diretor.

Assessoria

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!