ULTIMAS NOTÍCIAS

Com mais de 71% da audiência local, Rádio Comunitária paraibana comemora 18 anos
terça-feira, 5 de janeiro de 2016 Posted by Silvano Silva ✔



12380270_546657225485174_1838881356_nPioneira na luta pela democratização da mídia eletrônica, em meio ao histórico do oligopólio dos meios de comunicação, a Rádio Comunitária Araçá FM, localizada no Município de Mari, na zona da mata paraibana, completa 18 anos de fundação nesta terça-feira (05).
Fundada em 1998 a partir de um grupo formado por cerca de 40 pessoas, representantes de diversas entidades e instituições, a Rádio Comunitária Araçá FM é mais que uma simples rádio com programação musical ou jornalística.
De caráter fortemente crítico e educativo, a rádio serve como principal meio de comunicação do Município, chegando a ser ouvida por 71,5% dos moradores e detém a preferência de 69,6% dos ouvintes, em relação às demais emissoras da região.
Os dados que comprovam o alcance social da emissora comunitária foram apurados em maio do ano passado, durante pesquisa realizada pelo Instituto PLS, em parceria com a Revista ExpressoPB.
Na opinião do Presidente da emissora, e também comunicador Severino Ramo, a experiência da Rádio Comunitária Araçá FM representa a possibilidade da livre troca de informações com a sociedade local, permitindo a compreensão sobre o contexto social, político e cultural em que se vive.
Mas, nem tudo são flores no dia a dia da Rádio Comunitária Araçá FM. Apesar da grande audiência e apoio popular por parte da comunidade, a rádio continua lutando contra dificuldades típicas dos movimentos populares para desenvolver-se como referência  cultural  e política  para a população local.
Segundo o Diretor Presidente, a perseguição por parte do poder político local tem se constituído em algo assustador, a partir do ajuizamento de várias ações judiciais contra a emissora e alguns comunicadores, além da tentativa de retirar a emissora do prédio da antiga estação ferroviária, local onde a rádio funciona desde a fundação.
Apesar dos percalços, a Rádio Comunitária Araçá FM atinge a sua maioridade ao lado de toda uma população, vivenciando a experiência de  reatualizar  o rádio para o tempo da cidadania.
A Rádio Comunitária Araçá FM pode ser ouvida também pela internet através do site: www.aracafm.com.

Da redação do ExpressoPB

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!