ULTIMAS NOTÍCIAS
Funesc inaugura novo Cine Banguê com homenagens a cineastas paraibanos
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016 Posted by Silvano Silva ✔



Funesc inaugura novo Cine Banguê com homenagens a cineastas paraibanos

 A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) inaugura na próxima sexta-feira (19), o novo Cine Bangüê, sua unidade de audiovisual. A cerimônia de inauguração começa às 19h e homenageia os cineastas paraibanos Vladimir Carvalho e Manfredo Caldas. Em seguida, às 20h, tem início a sessão de curtas paraibanos apenas para convidados. A segunda sessão gratuita começa às 22h, e é aberta ao público. Os interessados em assistir podem retirar os ingressos que estarão disponíveis na bilheteria com uma hora de antecedência. Serão exibidos os filmes “Amargo da Cana” (direção: Van Pereira, Suellen Ramos e Wellynghton De Oliveira); “Ilha” (direção: Ismael Moura); “Campana” (direção: Gian Orsini); “Redemunho” (direção: Marcélia Cartaxo) e “Sociedade do Cloro” (direção: Ana Bárbara Ramos). A programação especial de inauguração se estende até a segunda-feira (22) com exibições e ações paralelas de formação e rodada de negociação destinadas profissionais do setor de audiovisual.


Entre as atividades paralelas, a programação da primeira noite inclui o lançamento do livro Jornal de Cinema, do cineasta Vladmir Carvalho, com sessão de autógrafos a partir das 21h30. Na mesma noite, tem início a Oficina de Documentário, ministrada por João Vieira Júnior. A ação é realizada pela Unidade Técnica do PRODAV TVs Públicas, em parceria com entidades locais e TVs públicas. O objetivo é preparar os interessados em participar dos editais da segunda edição do PRODAV TVs Públicas.

Sábado - Como parte da programação especial, no sábado (20), haverá uma sessão às 18h30 com o filme “Califórnia” (Brasil, direção: Marina Person). Em seguida, às 20h30, sessão do filme “Batguano” (Brasil, Paraíba, direção: Tavinho Teixeira). Entre as ações paralelas tem continuidade a oficina PRODAV de Documentário das 9h às 18h.

Domingo - A programação de inauguração prossegue no domingo (21), com exibição às 16h do filme “Último Cine Drive-In” (Brasil, direção: Iberê Carvalho). Em seguida, às 18h, está programada uma sessão homenagem a Manfredo Caldas com a exibição do filme “O Romance do Vaqueiro Voador”, do qual assina a direção. Em seguida, haverá debate com o diretor e presença do ator Luiz Carlos Vasconcelos. A mediação será feita por Liuba de Medeiros.

Entre as ações paralelas do domingo tem continuidade a oficina do PRODAV de Documentário, das 9h às 18h. À tarde, a partir das 15h, acontece a mesa redonda sobre o tema “Caminhos da distribuição de conteúdos audiovisuais no Brasil” com a participação de Leticia Santinon (Vitrine Filmes), Ramiro Azevedo (Coordenador de licenciamento da programadora Box Brazil), João Vieira Jr. (Produtor de cinema/ REC Produtores). Mediação: Arthur Lins (Realizador paraibano e Professor do Curso de Cinema da UFPB). O debate é aberto ao público e acontece no auditório Auditório 1, Mezanino 2, Rampa 1.

Segunda-feira - A programação especial de inauguração finaliza na segunda-feira (22) com ações paralelas das 18h às 22h. É quando acontece a rodada de negócios com a programadora Box Brazil e participação de produtores e realizadores selecionados após o processo de inscrição.

Na programação especial de inauguração (19 a 22 de fevereiro), o acesso a todas as sessões é gratuito. A partir da quarta-feira (24), o Cine Bangüê passa a funcionar com sessões regulares pagas. A venda de ingressos é feita na bilheteria do local a preços de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada), temporariamente com pagamento apenas em espécie. As sessões do Tintin Cineclube, no entanto, serão gratuitas.

Programação regular - Na programação regular do período de 24 de fevereiro a 7 de março serão exibidos os filmes “Último Cine Drive-In” (Brasil, direção: Iberê Carvalho), “Jauja” (Argentina/Brasil, direção: Lisandro Alonso), “Nick Cave - 20.000 dias na terra” (Reino Unido, direção: Iain Forsyth e Jane Pollard), “Califórnia” (Brasil, direção: Marina Person), “Batguano” (Brasil, Paraíba, direção: Tavinho Teixeira), “O Menino e o Mundo” (Brasil, direção: Alê Abreu).

Sobre o novo Cine Bangüê - O Cine Banguê retomará suas atividades em um espaço moderno e atualizado, com capacidade para 120 pessoas, sendo 116 lugares e mais 4 espaços para cadeirantes. Sua programação será diversificada buscando incentivar a formação do público para obras que muitas vezes não encontram-se disponíveis nos circuitos comerciais. O cinema encontra-se equipado com o projetor digital 2K.

Oficinas – Paralela à programação de inauguração, na parte de formação são ofertadas três oficinas. A primeira delas é a de Documentário, que será ministrada por João Vieira Júnior, de 19 a 21 de fevereiro. Já a de Animação tem como ministrante Maurício Martins Nunes, no período de 11 a 13 de março. Por último, acontece a de ficção, ministrada pior Diana Almeida de 18 a 20 de março. As atividades são realizadas pela Unidade Técnica do PRODAV TVs Públicas, em parceria com entidades locais e TVs públicas. As oficinas acontecem nas 27 capitais brasileiras. O objetivo é preparar os interessados em participar dos editais da segunda edição do PRODAV TVs Públicas.

Para participar, os interessados devem preencher a ficha de inscrição online, disponível em http://goo.gl/forms/sGw8qoHQgo, apresentando uma proposta de projeto para a categoria da oficina que pretende cursar, contendo nome, formato, pequena sinopse e estágio do projeto. Também é preciso apresentar uma carta de intenção de uma empresa produtora independente e registrada na Ancine, comprometendo-se a inscrever o projeto nas chamadas públicas. A oferta é de 30 vagas por oficina.

Rodada de Negócios - Além das ações de formação, haverá uma rodada de negócios no dia 22 de fevereiro, no auditório 1, rampa 1, mezanino 2 do Espaço Cultural José Lins do Rego, das 18h às 22h. A atividade faz parte da programação de inauguração do novo Cine Bangê. A ação é uma forma mais dinâmica e econômica de aproximar produtoras e realizadores das programadoras que desejam obter conteúdo para integrar à programação dos seus canais. Nesta primeira edição, a Funesc, por meio da sua Unidade de Cinema, traz para João Pessoa a oportunidade da classe audiovisual apresentar e comercializar seus conteúdos que se encaixem nos diversos perfis da programadora Box Brazil.

Cada produtor ou realizador terá no máximo 20 minutos com o coordenador de licenciamento da Box Brazil. Cada participante (pessoa jurídica ou pessoa física) deverá apresentar seu histórico de produções e seus conteúdos finalizados. Apenas as empresas produtoras poderão também apresentar projetos a serem desenvolvidos.

A inscrição para a rodada de negócios é gratuita e já pode ser feita por meio de formulário divulgado na página da Funesc e nas suas respectivas redes sociais, seguindo abertas até o meio-dia (horário local) do dia 19 de fevereiro.


Foto: Divulgação 
Assessoria

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!