Quem imagina que o número de homicídios vem reduzindo na Paraíba é bom não tirar conclusões apressadas. Neste último final de semana, por exemplo, foram nada menos do que 14 assassinados (da noite de sexta-feira ao domingo). Em abril, totalizaram 42 mortes. No ano, já somam aproximadamente 540 assassinatos.
Esses números sinalizam uma média de 4,1 homicídios por dia, ao longo de 2016. Índice similar ao registrado no ano passado. Os dados foram obtidos por informações da própria Polícia Militar (Ciop), cruzados com dados publicados pelos portais e sites especializados, e estatísticas consolidadas pela Rede Paraíba de Notícias (paraibageral.com).
Face a possibilidade de um pequeno percentual incerteza das fontes, o número pode ser um pouco maior, ou um pouco menor dos publicados.
Homicídios em 2015 – Conforme dados divulgados pelo Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), foram registrados 1.502 Crimes Violentos Letais e Intecionais (CVLI), ao longo de 2015, o que deu uma média de 4,1 mortes por dia.